A escola de samba carioca Unidos da Vila Isabel se prepara para entrar no sambódromo neste carnaval com um tema especial: “Retratos de um Brasil Plural”, um samba que faz referência a duas figuras acreanas, o Patrono do Meio Ambiente Brasileiro, Chico Mendes, e o músico João Donato. E a Comissão de Frente da atual campeã do carnaval mais famoso do mundo ainda tem muitos segredos guardados, menos um, seus sapatos, que foram desenvolvidos pelo artesão acreano José de Araújo, o Dr. Borracha, de Epitaciolândia.
São 30 pares de sapatos de látex que já estão no Rio de Janeiro prontos para desfilar na Sapucaí. A escola de samba queria que os sapatos viessem do Acre e a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, foi a responsável por selecionar, entre os vários artesãos acreanos, qual seria o calçado a desfilar pela escola que procura ser tetracampeã esse ano.
Segundo a gestora do setor de artesanato da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Simone Nascimento, esse é só um dos momentos que mostra como o artesanato acreano tem conquistado um espaço promissor.
“Esses sapatos representam artesanato, cultura, tradição, uma identidade regional. É uma honra muito grande exibir o nosso trabalho nessa Comissão de Frente. Estamos mostrando a que viemos”
Simone Nascimento
A Vila Isabel é a terceira escola a se apresentar no Sambódromo do Rio de Janeiro no dia 3 de março (segunda-feira). A escola contou com apoio cultural – sem suporte financeiro – do governo do Estado para realização do tema.