Saneamento: investimentos levam melhorias aos municípios mais distantes

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), com recursos do Banco Mundial, executa um ousado programa que apresenta soluções integradas de ampliação do abastecimento de água potável, implantação do sistema de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e pavimentação de vias urbanas.

A quarta matéria da série Saneamaento Integrado destaca obras de infraestrutura que contemplam os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão. Os investimentos, da ordem de R$ 118 milhões, começam a tirar esses municípios do isolamento, proporcionando melhorias na vida da população.

No ano de 2019, o município de Jordão recebeu rede de água, rede de esgoto, drenagem, módulos sanitários e aquisição da Estação de Tratamento de Esgoto. Em Marechal Thaumaturgo, os investimentos priorizaram a aquisição de bombas dosadoras da Estação de Tratamento de Água, início da operação da nova ETA e teste na rede de água.

Obras de infraestrutura transformam paisagem do lugar e a vida dos moradores de Porto Walter Foto: Assessoria Depasa

Em Porto Walter, os projetos executados contemplaram construção de calçadas, pavimentação com revestimento de tijolo maciço, meio fio, sarjetas, rede de água e rede de esgoto.

As obras já transformaram a paisagem e a realidade dos moradores da região. “Hoje, quando saio de casa não preciso mais enfrentar poeira ou lama para chegar ao trabalho”, revela Camila Borges. Servidora pública, com atuação na área de saúde, Camila destaca a importância dos investimentos para redução no índice de adoecimento da população município. “A melhoria é visível. Trabalhando com as ações de atenção básica observamos com clareza a redução no número de doenças, principalmente as infecções causadas pela falta de água tratada e esgotamento sanitário”.

Os investimentos também contemplaram moradores de Santa Rosa do Purus. Nos últimos doze meses, o município recebeu rede de água, esgoto, módulos sanitários. As ruas ganharam pavimento novo e a aquisição da estação de tratamento de esgoto também já está garantida.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter