Saneacre encerra campanha Abril Verde com atividades na Biblioteca Pública

Cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Pública na manhã desta sexta-feira, 28, marcou o encerramento da campanha Abril Verde, um evento realizado em todo o mundo nesta data para promover a conscientização de trabalhadores e da sociedade em geral sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. E, nos dias atuais, para combater, também, o assédio moral e sexual no ambiente profissional.

No encerramento da campanha, servidores do Saneacre, lotados em Rio Branco, desfrutaram de palestras e campanha de vacinação. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

No Acre, a programação da campanha foi executada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), autarquia que concentra a maioria dos servidores estaduais que trabalham em ambiente com maior risco de acidentes. O presidente do Saneacre, José Bestene, que tem larga experiência no assunto, falou em seu pronunciamento de encerramento: “Este cuidado com a segurança do trabalhador me acompanha desde que fui gestor do extinto Deas [Departamento de Água e Saneamento do Estado do Acre]”.

De acordo com Bestene, os trabalhadores nos setores de bombeamento, tratamento, expansão e reparo da rede de distribuição envolvem máquinas pesadas e insumos químicos os expõem a possíveis acidentes que podem ser fatais. “Esta deve ser uma preocupação constante de qualquer gestor e é continuadamente cobrada pelo governador Gladson Cameli, a fim de garantir tranquilidade e segurança a todos os servidores”, ressaltou o presidente.

José Bestene, presidente do Saneacre, explica o olhar cuidadoso do governo do Estado para os servidores. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Bestene elogiou bastante a dedicação e profissionalismo de sua equipe de trabalho, destacando os nomes do diretor de operações, Alan Ferraz; de Giovani Soares, diretor Administrativo e Financeiro interino; e de Carina Tavares, chefe da Divisão de Recursos Humanos. Ele também lembrou o apoio recebido neste evento por parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da delegada Márdhia El-Shawwa, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Faculdade Estácio.

Tragédia

A campanha Abril Verde foi motivada pela explosão de uma mina que deixou 78 trabalhadores soterrados na Virgínia, nos Estados Unidos. Em memória das vítimas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Alcimar do Carmo, explicou um pouco mais da campanha e as medidas de sucesso do Saneacre contra acidentes de trabalho. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Em seu pronunciamento, Bestene deixou claro que o Saneacre, graças à dedicação e eficiência de sua diretoria, vem cumprindo com sua responsabilidade de empregador, por intermédio da Divisão de Segurança do Trabalho (DIVST). Para tanto, segundo ele, a autarquia vem realizando ações concretas como fornecimento periódico de equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniformes, a reforma e adequação dos ambientes de trabalho, elaboração dos planos de gerenciamento de riscos e com a elaboração e execução do programa de controle médico e saúde ocupacional, o que demanda a realização de exames ocupacionais periódicos e consultas médicas para todos os servidores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter