No Acre, segundo a Secretaria de Saúde do Acre, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registra uma média de mais de 27 mil atendimentos pré-hospitalares e quase oito mil transferências hospitalares.
Além disso, cerca de cinco mil orientações são realizadas pelos médicos reguladores, por telefone, nas duas regiões de atuação no estado.
A Central de Regulação Médica de Urgência do Samu-192 de Rio Branco abrange 15 municípios, sendo 11 da região de saúde do Baixo Acre e quatro do Alto Acre, que estão interconectados entre si por meio de telefonia.
O serviço conta com 24 ambulâncias de suporte básico de vida, três de suporte avançado e duas motolâncias para atender ocorrências de problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, queimaduras, partos e ocorrências ginecológicas com risco de morte para a mãe e a criança, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, ferimento de arma branca e de fogo, agressões, afogamentos, choques, acidentes com produtos perigosos, quedas e transferências hospitalares.
“São realizados atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar, residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento”, explicou Lúcia Luna, coordenadora do Samu no Acre.
Atualmente, três unidades móveis estão aguardando manutenção e duas serão encaminhadas ao patrimônio como inservíveis, por não haver mais condição de uso.
“A necessidade de manutenção das unidades móveis é constante, pois é sempre imprescindível realizar troca de óleo, de peças, por exemplo. Então, sempre haverá ambulâncias na oficina, mas isso não prejudica o atendimento prestado à população”, explicou o gerente da divisão de transportes, Walter Cabral.
O Samu é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Atuam no Samu do Acre 418 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de regulação, motoristas de ambulância e motolância, rádio-operadores e operadores de frota, que se revezam entre plantões para oferecer o melhor atendimento à população.
Núcleo de Educação em Urgência
Além do serviço de atendimento de urgência e emergência, o Samu possui um Núcleo de Educação em Urgência (NEU) que trabalha na capacitação dos servidores dos serviços de urgência e emergência, para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro de cada nível de atenção, com vistas à melhoria da qualidade da assistência à saúde.
“O NEU atua com a comunidade, mostrando como funciona o 192, no intuito de diminuir o número de ligações do tipo ‘trote’ e ensinando como agir algumas situações de urgência, contribuindo para uma sociedade com maior conhecimento a respeito das situações de urgências, diminuindo assim alguns agravos e mostrando como utilizar o serviço 192 corretamente”, concluiu Lúcia Luna.