IMC apresenta ações e desafios do Sisa para Grupo de Trabalho Indígena

A reunião ordinária do GTI é encabeçada pelo Instituto de Mudanças Climáticas (Foto: Bruno Pacífico)
Reunião ordinária do GTI é encabeçada pelo Instituto de Mudanças Climáticas (Foto: Bruno Pacífico)

Lideranças indígenas acreanas e gestores públicos que compõem o Grupo de Trabalho Indígena da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) participam nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, na Comissão Pró-Índio, do encontro que debate resultados e desafios das políticas públicas promovidas por meio do Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa).

A reunião ordinária do GTI é encabeçada pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). O grupo foi implementado em 2012 e tem o propósito de estabelecer o diálogo com a comunidade indígena e a sociedade sobre as ações e programas de desenvolvimento sustentável dos povos da floresta.

O Subprograma Indígena, implementado pelo Sisa foi um dos destaques desta quinta-feira, 23. O instrumento norteia políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas, por meio da redução de emissões de gás carbônico e do desmatamento e degradação. O mecanismo, que passa por ajustes, terá sua minuta publicada após aprovação do coletivo.

Para Francisca Arara, o encontro é muito oportuno (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Para Francisca Arara, o encontro é muito oportuno (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Segundo a liderança indígena Francisca Arara, o encontro é muito oportuno. “Essas reuniões são muito importantes, pois são nelas que nós avaliamos nossas ações. A gente ouve o governo e ele nos ouve, e juntos realizamos o nosso planejamento”, ressaltou.

A diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros, destaca que outro pronto importante do encontro é a apresentação de proposta do novo edital, no qual são discutidos critérios de elegibilidade para repartir os benefícios, em forma de projetos que fortalecem os planos de gestão territorial dos povos indígenas.

O edital financia iniciativas elaboradas pelas próprias organizações indígenas. Nesta sexta-feira, 24, a reunião tem como foco os avanços do programa Isa Carbono e resultados do Programa Global REM (REDD for Early Movers – pioneiros na conservação), ambos com recorte nas ações específicas para os índios do Acre.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o evento consolida o processo de desenvolvimento sustentável que o estado vive.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter