Saldo positivo: empresários voltam de Manaus satisfeitos com resultados obtidos na FIAM

Contatos foram estabelecidos com empresas nacionais e internacionais, além de convites para participar de novas feiras

 

fiam_150908.jpg

Esculturas do povo acreano expostas na FIAM são fabricadas a partir da massa de mandioca com pó de serra. Todas as que estavam em exposição foram comercializadas até o final da Feira (Foto: Angela Peres/Secom)

fiam_150908-1.jpg

Empresário paulista irá decorar seu novo apartamento com móveis fabricados no Pólo Moveleiro de Cruzeiro do Sul Foto: Angela Peres/Secom

fiam_150908-2.jpg

Mais de cem mil pessoas visitaram a Feira Internacional da Amazônia nos quatro dias do evento. Estande acreano mostrou as potencialidades do Estado nas áreas do setor moveleiro e de artesanato Foto: Angela Peres/Secom

O design diferenciado e a qualidade do acabamento dos móveis e dos produtos madeireiros fabricados nos Pólos Moveleiros de Rio Branco e de Cruzeiro atraíram os olhares de investidores e compradores de outros Estados brasileiros, como Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul, e também de outros países, entre eles Chile e Canadá. Os produtos foram apresentados durante a Rodada de Negócios realizada na quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que aconteceu em Manaus no período de 10 a 13 de setembro.

Raimundo Nascimento, presidente da Associação dos Moveleiros do município do Caseiro Castanho (Amazonas), foi um dos empresários que avaliou os produtos em exposição no estande acreano. Segundo ele, os produtos do setor moveleiro do Acre atendem ao padrão do mercado amazonense nas classes A e B. “A origem dos móveis nos chamou a atenção”, comenta.

Os empresários acreanos foram convidados para participar da primeira Feira de Móveis, que será realizada entre os dias 4 e 7 de novembro, na Arena Esportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. “Essa é uma oportunidade de negócios rumo ao crescimento do setor”, completa Raimundo.

Além dos convites para participar de eventos nacionais, existe ainda uma negociação em andamento para que os móveis fabricados no Acre a partir de madeira certificada tenham representação também em Manaus. “Esse é um mercado promissor”, destacou o presidente da Associação de Madeireiros e Moveleiros de Cruzeiro do Sul, Hélio Pedrosa.

Para o empresário George Dobré, a Feira representa a oportunidade para divulgar os valores das empresas dos Estados. Ele acredita que o Acre está se consolidando como referência no setor tanto para o mercado quanto para os consumidores. “A maior parte dos madeireiros aprendeu a trabalhar com a madeira. O grande desafio é trabalhar com uso sustentável da floresta”, disse.

Os pequenos utilitários domésticos e os móveis para jardim fabricados pela IIBA Produtos Florestais Sustentáveis têm como matéria-prima madeira certificada de planos de manejo florestal comunitário praticado no Acre. “Nosso objetivo é otimizar o uso dos recursos florestais aproveitando tudo o que é extraído.”

Os bons resultados obtidos pelo Acre se somam ao sucesso da quarta edição da FIAM. Dados divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) revelam que mais de US$ 10 milhões foram gerados na Rodada de Negócios, cerca de dois mil participantes nos seminários, mais de 300 expositores do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e dos Estados da Amazônia brasileira, seis projetos com negócios fechados com investidores no Salão de Projetos para Investimentos em Negócios Sustentáveis e um público estimado em 100 mil visitantes durante quatro dias de evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter