Evite transtornos

Saiba quais documentos apresentar para solicitar serviços no Detran

Para que o processo de abertura de serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) seja rápido e concluído com eficácia é necessário que o solicitante apresente todos os documentos necessários, de acordo com cada serviço.

Para saber que documentos e cópias são necessárias, o solicitante pode verificar no site do  Detran, assim, é possível evitar transtornos e a necessidade de possíveis retornos do cidadão, nos casos em que falte algum documento.

A coordenadora do atendimento de serviços de veículos, Maura Cavalcante, explica que muitas pessoas chegam em busca dos serviços sem levar os documentos necessários.

“É comum as pessoas chegarem ao Detran principalmente sem as cópias dos documentos e muitas vezes querem exigir que o serviço seja aberto. É preciso que todos entendam que a responsabilidade de levar os documentos para que o processo seja concluído é do cidadão”.

Por exemplo, nos casos de retirada de 2ª via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), é necessário levar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) ou Carteira de Identidade ou qualquer outro documento oficial de identificação com foto e uma cópia simples que ficará retida. Assim como a declaração de extravio original, que ficará retido.

Já para realizar a defesa prévia de multas o proprietário ou condutor infrator, deve apresentar uma cópia simples da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que ficará retida. Se for procurador, deve apresentar carteira de identidade ou qualquer documento oficial com foto ou cópia autenticada, com procuração original ou cópia autenticada, que ficará retida.

Também é necessário levar uma cópia simples do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que ficará retida, uma cópia simples do auto de infração ou notificação da penalidade ou documento que conste placa e número do Auto de Infração, que ficará retida.

Para saber sobre outros serviços, acesse o site do Detran.