Saiba quais cuidados tomar caso encontre com animais peçonhentos em meio à alagação

Alagamentos podem forçar animais e insetos peçonhentos a procurarem locais mais elevados, aumentando o risco de encontros com seres humanos. Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), as inundações podem alterar os padrões de movimentação, levando-os a áreas residenciais em busca de abrigo.

Alagamentos podem forçar animais e insetos peçonhentos a procurarem locais mais elevados. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Em áreas propensas a alagamentos é comum encontrar serpentes venenosas, como as cobras aquáticas, aranhas venenosas, escorpiões e até mesmo alguns tipos de insetos peçonhentos. Esses animais  oferecem riscos incluindo picadas ou mordidas, resultando em envenenamento, alergias e potencialmente ameaçando a vida, dependendo da gravidade da toxicidade do veneno.

Medidas preventivas incluem: evitar áreas alagadas sempre que possível, usar roupas protetoras, manter ambientes domésticos limpos e livres de esconderijos para animais, e procurar aconselhamento profissional sobre métodos de controle.

Os procedimentos adequados a serem seguidos ao encontrar um animal peçonhento durante um alagamento são:

 – Evite o contato direto;

 – Mantenha a calma; 

 – Afaste-se lentamente;

 – Busque ajuda profissional.

Em caso de picada, procure atendimento médico imediato através do 192 e siga as instruções do profissional de saúde.

Buscar ajuda especializada é vital para garantir tratamento adequado, pois a administração de soros específicos e outros cuidados médicos pode ser necessária para neutralizar os efeitos do veneno. Conhecimento prévio sobre as características físicas e comportamentais dos animais peçonhentos locais é crucial.

Em caso de emergência, ligue 193!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter