imunização

Saiba quais comorbidades são prioritárias para vacinação contra Covid-19

Para que os integrantes do grupo que apresenta comorbidades tomem a vacina contra a Covid-19 é necessário que seja feito um pré-cadastro. Em Rio Branco esse público pode procurar qualquer unidade de saúde tendo em mãos o documento de identidade e o laudo médico, juntamente com a cópia. Já nos demais municípios, os usuários devem aguardar as informações das secretarias municipais de saúde, de como será realizado o processo de cadastro.

Segundo a chefe de Imunização e Rede de Frios, Renata Quilles, é importante ressaltar que a data da chegada das vacinas para esse grupo ainda será divulgada, porém, é necessário que esses cidadãos já estejam com o cadastro em dia quando se iniciar a etapa.

“A vacinação do grupo de comorbidades será iniciado na próxima semana, porém, ainda sem data definida. As pessoas precisam comprovar que são portadoras de uma das comorbidades que estão na lista. Na hora do pré-cadastro, a cópia do laudo médico será retida para fins de comprovação futura e prestação de contas das secretarias municipais de saúde ao Ministério da Saúde e órgãos fiscalizadores”, afirma Renata.

Cidadãos com comorbidades previstas na tabela terão prioridade na vacina contra Covid-19 Foto: Marcos Vicentti/Secom

Renata Quilles destaca ainda que o laudo médico não tem data de expiração, pois se refere a doenças crônicas, das quais o indivíduo pode ser portador há anos. O documento de identidade e o laudo serão obrigatórios no ato da vacinação, pois o pré-cadastro é uma formalidade para agilizar o registro do cidadão no sistema, visando melhorar o fluxo de vacinação das pessoas nos dias determinados.

Serão contempladas em grupo prioritário pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 3, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas nos adultos, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática.

Confira detalhes das comorbidades no link abaixo:

PlanoVacinaoCovid_Comorbidades