serviço

Saiba como solicitar a CNH Definitiva pelo site do Detran

Após finalizar o processo de habilitação, o motorista recebe a Permissão para Dirigir (PPD), com validade de um ano. Passado esse prazo, é necessário solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. Esse processo pode ser realizado virtualmente.

Basta entrar no site do Detran e clicar na aba CNH-Habilitação, escolher a opção Serviços Online e, por fim, Solicitação de CNH Definitiva.

“A troca de CNH da condição de permissionário para a opção definitiva só é possível aos condutores que tiverem completado um ano de habilitação e não possuírem em seu registro infrações graves, gravíssimas ou reincidência em média”, explica o presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte.

O atendimento presencial para retirada da CNH Definitiva deve ser agendado no site do Detran Foto: Ascom/Detran

Após a solicitação da CNH definitiva no site e o pagamento da taxa, o condutor deve aguardar prazo de sete dias em Rio Branco e 15 dias no interior, para retirar o documento de habilitação. Na capital o serviço está disponível no Detran Sede, localizado na Avenida Ceará, 3.059.

É importante salientar que, ao solicitar a CNH Definitiva por meio do site, todos os dados devem ser preenchidos como constam na CNH de Permissionário. Caso seja necessária alguma alteração de dados, o cidadão deve realizar essa solicitação de forma presencial, agendando o serviço por meio do site do Detran.