Saiba como denunciar crimes praticados nas redes sociais

Crimes na web devem ser denunciados para que a polícia possa coibir tais práticas (Foto: Andrey Santana)
Crimes na web devem ser denunciados para que a polícia possa coibir tais práticas (Foto: Andrey Santana)

Com o crescimento de redes sociais, crimes praticados pela internet vêm aumentando no Brasil. No Acre, essa pratica também tem sido aplicada. Esses delitos praticados a partir da internet podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro, levando a punições como pagamento de indenização ou prisão.

Os atos ilícitos mais comuns praticado nas redes são: apologia ao crime, incitação à violência, difamação, ameaça, discriminação, falsa identidade e phishing (quando informações particulares ou sigilosas, como CPF, senha de acesso são capturadas para depois serem usadas). Os infratores estão sujeitos a penas previstas em lei e devem ser denunciados.

De acordo com o delegado de Policia Civil, Adriano Araújo, quando alguém desejar fazer uma denúncia contra crimes desse tipo, basta procurar a delegacia de polícia mais próxima. “As denúncias são feitas de forma presencial, recomendamos que a vítima venha até a delegacia e traga uma cópia impressa das acusações para anexar ao Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO)”, explicou o delegado.

Adriano ressalta que a partir do TCO, são abertas as investigações para chegar ao autor do crime. Uma das reivindicações mais comuns é quando o internauta denuncia que outra pessoa teve acesso as suas senhas e a partir daí começa a fazer postagens como se fosse aquele usuário do perfil.

“Outra dica é que a vítima pode entrar em contato com a administração da rede social em que ocorreu o ato criminoso, e solicitar o endereço do Internet Protocol (IP) para identificarmos de onde saiu àquelas postagens”, concluiu Adriano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter