Consultas serão realizadas neste fim de semana, na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas
Equipamentos e insumos já foram transportados de Rio Branco para Mâncio Lima. Na bagagem também estão os medicamentos, que são entregues logo após a consulta e servem para o tratamento, por exemplo, da dengue, problemas estomacais, coluna, febre e dor, além de vitaminas e antibióticos, entre outros.
Nesta quinta-feira, 27, parte da equipe segue para a cidade e prepara a Escola Padre Edson de Oliveira Dantas para se transformar, por dois dias, em unidade de saúde. O atendimento acontece nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29 sempre das 8 às 20 horas, sem intervalo para almoço.
A equipe é formada por vinte e três profissionais nas áreas de assistência social, biomedicina e médicos especialistas em cardiologia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, dermatologia e gastroenterologia.
A coordenadora do Saúde Itinerante, Celene Maia, explica que a escolha dos profissionais é feita a partir de uma demanda do próprio município, que aponta as áreas com mais necessidade de atendimento e exames especializados.
Também serão realizados exames de ultrassonografia, endoscopia, colposcopia (exame detalhado de colo de útero), preventivo do câncer do colo uterino, além dos exames de rotina feitos pela equipe.
A expectativa é realizar mais de dois mil atendimentos durante os dois dias em que os profissionais do Saúde Itinerante permanecerem em Mâncio Lima.