Proacre garante escoamento da produção familiar

Comunidade Perseverança, em Tarauacá, recebe barco do governo do Estado

barco_da__produo_entregue_na_comunidade_perseverana.jpg

Barco entregue pelo governo do Estado vai ajudar no escoamento da produção da comunidade (Foto: Assessoria Seaprof)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) entregou no último dia 25, na Comunidade Polo Perseverança, um barco de quatro toneladas para escoamento da produção. A iniciativa contempla diretamente 150 produtores familiares, além de comunidades vizinhas.

Participaram da entrega do barco a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, Maria Inês, e a presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Perseverança, Antônia Moura.

A Comunidade Perseverança, distante quatro horas de barco subindo o rio Tarauacá, foi uma das contempladas pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre).

O Proacre foi lançado em maio do ano passado com o compromisso de atender as demandas dos produtores familiares. A Comunidade Perseverança está localizada numa área que pertencia ao Estado do Amazonas, mas após a definição da lLnha Cunha Gomes foi incorporada aos limites territoriais do Acre.

“Na comunidade, não havia nenhum tipo de incentivo à produção. Hoje está no planejamento da Seaprof promover o fomento com insumos e equipamentos agrícolas e auxiliá-los na comercialização do excedente da produção, tendo em vista que a questão do escoamento está bem encaminha com a entrega do barco”, afirmou o secretário da Seaprof, Lourival Marques.

Em 2011, o Proacre vai financiar mais de 50 planos de desenvolvimento da comunidade, que consiste em elaborar diagnósticos e estabelecer prioridades em temas como a recuperação de áreas alteradas, fomento à produção sustentável e consolidação de cadeias produtivas.

O próximo barco da produção será  entregue neste sábado, 29, na Comunidade Polo Socó, localizada a três horas de barco subindo o rio Tarauacá. De imediato, serão entregues mais três barcos em comunidades dos rios Tarauacá e Gregório.

Outros 18 barcos estão em construção para escoamento da produção sustentável, Eles vão contemplar comunidades dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Manuel Urbano, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter