Saúde apresenta primeiros resultados da campanha contra a poliomielite

Foram vacinadas mais de 48 mil crianças, correspondendo a 57,3% de cobertura

osvaldo_vacinao_900.jpg

A campanha de vacinação contra a poliomielite 2008 foi lançada no sábado, 14, em todo o país. No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apresentou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 17, os resultados alcançados no dia "D". De acordo com os dados oficiais, foram vacinadas 47.707 crianças, que corresponde a 56% de cobertura. Nesta terça-feira os números já registravam 48.784 crianças e 57, 3% de cobertura.

A campanha continua durante todo o mês de junho nos postos e centros de saúde, funcionando de 8h às 17 horas. "É interessante que a família leve o cartão de vacinação da criança para a atualização de outras vacinas que estão sendo oferecidas, como a do tétano, hepatite, febre amarela", acrescenta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Auxiliadora Holanda.

O objetivo é mobilizar cada município do Estado para que atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal, o que é primordial para manter erradicada a poliomielite no Brasil. Municípios como Assis Brasil, Capixaba, Jordão, Plácido de Castro, Rio Branco e Santa Rosa, já alcançaram resultados acima de 60%. "Temos conseguido ao longo dos dias mobilizar o Estado todo, e isso se deve graças à colaboração dos profissionais de saúde, como também de toda a imprensa, que tem divulgado todas as nossas ações", diz o Secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal.

Ao longo dos anos, o Brasil vem mantendo suas coberturas e tem alcançado altos índices nacionais. No Acre, a cobertura de vacinação no dia "D" tem aumentado a cada ano devido aos ajustes nas estratégias da coordenação estadual e das coordenações municipais de imunização.

Devido às condições climáticas desta época do ano, a campanha foi antecipada em áreas de difícil acesso e na zona rural. "Atingimos quase 70 % em municípios mais isolados, garantindo índices nunca antes conseguidos no início da campanha. A cada ano é um aprendizado novo para vencer as dificuldades geográficas no estado", completa o secretário. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter