Se você ainda não vacinou seu filho contra o sarampo e a poliomielite por conta do seu dia ser corrido e não sobrar tempo para levá-lo a um posto ou centro de saúde, não tem mais essa desculpa. Sábado, 18 de agosto, é o dia D de vacinação.
Com o slogan “Se tem infância, tem vacinação”, o Dia Nacional de Mobilização é realizado com o intuito de imunizar o maior número possível de crianças com idade entre 1 a menos de 5 anos.
Neste momento o alerta no país é principalmente contra o sarampo. Altamente contagioso, transmitido por meio da fala, tosse e espirro e considerado perigoso, podendo levar até a morte. No Brasil já são mais de mil casos confirmados. No Acre, após 18 anos sem nenhum registro do sarampo, já foram confirmados 2 casos.
O único método eficaz de evitar a proliferação da doença é a vacina. Portanto, é importante que os pais levem o quanto antes seus filhos para se imunizarem e ficarem protegidos não só contra sarampo, mas também contra caxumba e rubéola.
O Acre antecipou a campanha de vacinação e desde o dia 31 de julho já realiza a imunização. Infelizmente, a procura ainda é baixa.
Para o dia D, serão aproximadamente 700 profissionais envolvidos e 180 postos em funcionamento, sendo eles fixos (postos e centros de saúde) e móveis, localizados estrategicamente em pontos com grande movimentação, no caso da capital acreana, como o Via Verde Shopping e o Terminal Urbano.
“Estamos acompanhando e dando todo o suporte necessário para garantir que não tenhamos um surto da doença. Nossa meta é vacinar, até o fim da campanha, 95% do público alvo, o que equivale a aproximadamente 60 mil crianças”, diz Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Sesacre.