Ruas para o povo

Fim da poeira e da lama para famílias de Tarauacá  e Manoel Urbano 

“Eu conversei com a comunidade. Estamos pensando em algo bonito para agradecer ao governador. A gente sofreu tanto, tanto, que se emociona quando olha para essas ruas, pra estrada, pra ponte. Temos que ser muito gratos.” O reconhecimento é de Antônio Rodrigues de Souza, morador do bairro Corcovado, em Tarauacá, há 53 anos, e foi dito diretamente ao governador Tião Viana na manhã de sexta-feira, 5, em visita às obras do programa Ruas do Povo.  

ruas_do_povo_em_tarauaca_foto_sergio_valep98m09hj.jpg

"A gente sofreu tanto, tanto, que se emociona quando olha para essas ruas, pra estrada, pra ponte. Temos que ser muito gratos.” disse Antônio Rodrigues de Souza (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em todo o Estado o sentimento é de felicidade por deixar para trás uma condição que castigava pais de famílias, crianças e idosos. O governador Tião Viana visitou as obras do programa Ruas do Povo em Tarauacá e entregou três ruas pavimentadas em Manoel Urbano.  

ruas_do_povo_em_tarauaca_foto_sergio_vale_498s08d70f7s.jpg
ruas_do_povo_em_tarauaca_foto_sergio_vale_16.jpg

O governador Tião Viana visitou as obras do programa Ruas do Povo em Tarauacá e entregou três ruas pavimentadas em Manoel Urbano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“São mais de 30 ruas nos dois municípios que estamos fazendo para mudar a realidade de vida das famílias, que passam a ter água em casa e uma rua digna para morar, sem precisar carregar os filhos no colo na lama, com medo de cair, sem lotar os hospitais quando as crianças adoecem por causa da poeira. São pessoas que moram nos bairros mais sofridos, mas que merecem toda nossa atenção. E tudo isso só é possível porque a presidente Dilma nos ajuda muito e temos um trabalho em parceria com os prefeitos”, disse o governador Tião Viana.  

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, comemora com o povo as ruas e a água encanada. “Aqui no bairro da Praia a população é muito sofrida. Muitos governantes entraram e saíram e não conseguiram dar atenção a esse povo. Não é só água e rua pra essas pessoas. É uma mudança de vida”, comentou.  

Já  o prefeito de Manoel Urbano, Francisco Mendes, era a expressão da felicidade. “Eu não suportava mais ver nossas mães de família enfrentar tanta lama e poeira para ir a igreja, levar os filhos a escola. E se alguém passasse mal não conseguia ser atendido em casa porque a ambulância não entreva na rua sem condições. Tenham certeza que nós seremos incansáveis, o governo, a prefeitura, o Depasa, e não descansaremos até ver, uma a uma, todas as ruas pavimentadas”, disse.  

De acordo com Marcos Lourenço, do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), 658 quilômetros de ruas serão pavimentadas no Acre. “Temos obras em execução em vários municípios e algumas já foram entregues, como estas três de Manoel Urbano que entregamos hoje”, informou.  

“Não é só filho de bacana que tem direito a rua pavimentada”  

moises_diniz980s698f7s98df.jpg

A agenda do governador Tião Viana em Tarauacá e Manoel Urbano foi acompanhada pelo líder do governo na Assembleia, Moisés Diniz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A agenda do governador Tião Viana em Tarauacá e Manoel Urbano foi acompanhada pelo líder do governo na Assembleia, Moisés Diniz. Além do programa Ruas do Povo, ele também participou da entrega de 15 casas populares e do início de cursos profissionalizantes para 80 moradores de Manoel Urbano. Segundo o deputo, o Ruas do Povo é um grande programa, ligado ao bem-estar da população, que vai acabar com os problemas respiratórios e sacos nos pés no inverno.  

“Não é só filho de bacana que tem direito de andar em rua pavimentada. Porque só filho de pobre vai pros hospitais com doença respiratória por causa da poeira? Isso está acabando no Acre. Nós temos a sorte de ter um governador que acredita em aposta em nosso Estado”, disse.   

Frases da viagem  

“A gente pegava água da beira do rio pra fazer tudo, e todo mundo adoecia, mas, não tinha escolha. Eu tenho quatro filhos e todos já tiveram problema de saúde por conta da água que não era encanada, da poeira. Esse é um governo de Deus, porque nós oramos muito pra essa situação mudar.” – Maria da Conceição, moradora do bairro da Praia, em Tarauacá.  

“Vou construir uma calçada na frente da casa. Agora nós podemos ter esse lazer tão simples, mas que era tão difícil. A nossa rotina vai mudar. Aquela poeira que nos sufocava e a lama do inverno fazem parte do nosso passado. As crianças vão ter mais liberdade.” – Berenice Cristina Barbosa, moradora da rua Alvorada do Norte, em Manoel Urbano.  

manuel_urbano_antessd09f8m0sdfmjf.jpgmanuel_urbano_depoismu00musd9fusdf.jpg
Todas as ruas de todas as 22 cidades acreanas serão pavimentadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Agora nós teremos que comer muitas galinhas com dentes aqui em Manoel Urbano. Foram tantos anos de promessas não cumpridas que ninguém conseguia acreditar mais nessa pavimentação. As pessoas diziam que só veriam essas ruas arrumadas quando galinha criasse dente. Pois chegou a hora.” – Margarida Mendes, vereadora.  

“Faz muitos anos que moro aqui e nós tínhamos dois problemas por ano: a poeira do verão e a lama do inverno. Pra sair de casa eu tinha que carregar a bicicleta nas costas. As crianças não podiam brincar na rua. A gente sempre acreditou que um dia mudaria de vida, mas esse dia demorava demais a chegar. Hoje a rua é um sonho realizado.” – Raimundo Ferreira Dávila, morador de Manoel Urbano.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter