Rodada de negócios promove economia criativa do artesanato acreano

Com o olhar na economia criativa, foi aberta a rodada de negócios entre artesãos locais e lojistas do setor de vários estados na manhã desta quinta-feira, 14, no Hotel Terra Verde. A iniciativa faz parte do Projeto Comprador.

Gestores das pastas do Turismo, Pequenos Negócios e do Sebrae participaram da abertura do evento.

A rodada é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), gabinete da primeira-dama e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na abertura do evento, a primeira-dama Marlúcia Cândida, incentivadora do programa estadual de artesanato, falou do processo criativo envolvendo as parcerias para promover o artesanato local.

“Com a união de parceiros como o Sebrae, conseguimos chegar a este momento maravilhoso da rodada, isso depois de um longo trabalho realizado com as clínicas de design e outras atividades e projetos. Estamos na Amazônia, num estado em que 80% da floresta é preservada. Temos um artesanato de baixo carbono, contribuindo para o clima no mundo e comprometido com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, disse.

De acordo com Marlúcia, a rodada aponta para a perspectiva de bons negócios. “Estamos torcendo que o resultado desse encontro seja o melhor e que possamos ter o artesanato acreano como uma das melhores referências no Brasil, na América Latina e no mundo. Os lojistas que vêm conhecer nosso estado vão levar o melhor que temos, que é a nossa cultura, alma e história, e irão deixar aqui a esperança para os artesãos continuarem trabalhando e promovendo a marca Acre, Made in Amazônia”.

Sidia Gomes, diretora técnica do Sebrae no Acre, pontuou o novo momento vivenciado pelo artesanato acreano.

“É o resultado de um projeto de parcerias, de várias mãos, que vem dando certo. Esse momento é de os lojistas testarem os produtos que já passaram por várias feiras e que agora começa a entrar no mercado voltado para lojista, compradores em grande escala que irão olhar o nosso produto e fazer um parecer. O artesanato tem crescido e amadurecido em termos de proposta em seu design, apresentação e na forma de produção e tem despertado no mundo como um design de qualidade”.

Para Marilda Brasileiro, secretária adjunta de Pequenos Negócios, o momento é de celebrar.
“Sei da ansiedade de cada artesão até chegar esse momento, a vontade de comercializar, de ver seu produto em vitrines e mercados. Nós acompanhamos todo processo criativo algo que não é fácil. Esse projeto  marca todo um arrojo e consolidação da cadeia produtiva do artesanato. Todos estão de parabéns”, disse.
(Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Inovação, design e criatividade

Os artesãos apresentaram um mostruário elaborado em peças em madeira, cerâmica, palha, fibra, látex, algodão, sementes e outras matérias-primas. A coleção criativa é resultado da imersão nas clínicas de design, iniciadas em setembro de 2016.

São peças que estão prontas para ganharem novos mercados.  Exemplo disso é que durante a rodada pela manhã a maioria dos artesãos já havia comercializado todo seu estoque e recebido novos pedidos da coleção.

Com um mostruário de gamelas fabricadas com técnicas de entalhe em madeira (bálsamo vermelho), design arrojado, os artesãos da Associação Seringueira Porto Dias (ASPD), reserva na zona rural em Acrelândia, se mostraram felizes com o resultado das vendas.

“Nós não cortamos nenhuma árvore. Só pegamos madeira tombada e de reaproveitamento. Quem incentiva o nosso trabalho é a Marlúcia Cândida. Ela acha lindo. Começamos ano passado com nossos jovens e hoje aqui temos o resultado mais que positivo. Vendemos mais de 17 peças e já acabou o nosso estoque e temos encomendas. É muito bom tudo isso e agora é muito ânimo e amor continuarmos”, disse Jesus Chaves, presidente da ASPD.

Para a empresária Bruna Duarte de Sorocoba (SP), da loja Sambaki, referência nacional em artesanato brasileiro, o produto artesanal tem tudo para ganhar o mercado.

“O Acre é muito rico em sua cultura e sempre surpreende. Amo a arte acreana. Fomos a Porto Dias conhecemos a fábrica onde trabalham, a valorização que dão para a floresta que é muito importante. Isso é uma coisa que a nossa loja preza muito. As pessoas são muito engajadas e têm o respeito pelo seu lugar, elas vestem a floresta. Não derrubam para produzir. São histórias ricas em sua cultura.  Sensacional é que eles já têm um trabalho lindo e vem o design que transforma a realidade dessas pessoas porque coloca o produto de verdade no mercado com a tendência. É uma explosão de cultura, tudo misturado, o contemporâneo com o que os saberes tradicionais. Muito feliz com esse incentivo aqui no Acre do governo e Sebrae”, comentou.

A programação para depois da rodada de negócios é uma visita técnica dos empresários aos núcleos produtivos em Sena Madureira, Acrelândia e Epitaciolândia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter