Rio Juruá subiu mais 23 centímetros e chega aos 12,70m

Bairro da Lagoa: sempre o primeiro a alagar (Foto: Onofre Brito/Secom)
Bairro da Lagoa: sempre o primeiro a alagar (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Rio Juruá continua subindo. De domingo para esta segunda-feira, 15, o nível das águas aumentou 23 centímetros, chegando a uma profundidade de 12,70 metros – ainda aquém da cota de transbordamento, de 13 metros. Mesmo assim, os primeiros bairros já foram atingidos, entre eles os da Lagoa, Miritizal, Valença, Várzea e Boca do Moa.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, coronel Marcelo Araújo, acredita que o rio ainda vai subir por um ou dois dias, devendo então se verificar uma estabilização ou mesmo diminuição do nível, uma vez que em Marechal Thaumaturgo as águas já baixaram.

“O rio ainda deve subir uns 30 ou 40 centímetros, e então estabilizar. Estamos de sobreaviso, acompanhando sua evolução e a quantidade de chuva prevista para os próximos dias”, explicou.

Repiquete

O Rio Juruá teve uma forte elevação na semana passada, subindo mais de quatro metros e ultrapassando a cota de alerta, de 11,80 metros. Até agora não foi necessário, por parte dos bombeiros, remover nenhuma família, e nenhum pedido dessa natureza chegou à corporação por parte dos ribeirinhos.