Secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras da Região Norte estiveram reunidos nesta sexta-feira e sábado, 15 e 16, em Rio Branco, para discutir as perspectivas ambientais, as mudanças climáticas e o combate ao desmatamento na Amazônia.
O 15° encontro regional do CB 27 foi promovido pela Fundação Alemã Konrad Adenauer, e no Acre contou com o apoio da prefeitura de Rio Branco. O fórum propicia a troca de experiências de projetos de gestão ambiental e a discussão sobre mudanças climáticas no âmbito das cidades.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, observa a importância do evento. “Estamos tratando principalmente sobre a questão da floresta tropical. Apesar de termos nossas peculiaridades, temos muito em comum. Apresentamos nossa experiência com a Unidade de Resíduos Sólidos de Rio Branco, que é referência nacional”, declarou.
O Parque Ambiental Chico Mendes também foi visitado pelo grupo de gestores. As políticas públicas ambientais do governo do Estado também foram apresentadas durante o encontro. “Esse tipo de evento fortalece a rede de informações da gestão ambiental”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, João Paulo Mastrangelo.
Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Marina Caetano, anualmente cinco encontros são realizados. “A gente promove quatro encontros regionais e um nacional. O próximo será em Cuiabá [Mato Grosso] e vai reunir gestores da região Centro-Oeste.”
Em Rio Branco, o evento abordou a questão do desmatamento, as mudanças climáticas, as ideias de gestão ambiental e como as cidades do Norte podem aproveitar iniciativas feitas em outros locais. O evento contou com a participação do senador acreano Jorge Viana.