Ampliando o alcance das ações pedagógicas na área das artes e o acesso à cultura, será realizada até o dia 31 de julho a etapa presencial da segunda edição do projeto “Extensão Interações (não) Distantes”, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB).
A primeira edição do projeto aconteceu nos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, no Acre, entre maio e julho de 2012, com participação dos artistas Virgílio Neto (Distrito Federal), Renata Mendes (São Paulo) e Íris Helena (Paraíba).
Voltado para os alunos do curso de Artes Visuais e realizado pelo Governo do Estado em parceria com a UnB, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o projeto abriu 15 vagas para estes estudantes e 10 vagas para a comunidade, e teve início no dia sete de junho.
Considerado pioneiro no segmento acadêmico da educação a distância, o projeto promove um intercâmbio cultural entre artistas de diferentes regiões brasileiras, recebendo em Rio Branco, nesta edição, o artista mineiro Rodrigo Borges, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que já expôs seus trabalhos em mais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte.
Para Nilzete Melo, coordenadora do polo UAB de Rio Branco, local onde acontece o curso, trata-se de “mais uma chance de proporcionar a interação entre experiências de sucesso fora do Acre com talentos locais, para possíveis colaborações e, quem sabe, ajudar a lançar a carreira de artistas acreanos”.