Rio Acre é monitorado permanentemente

Por medidas de segurança equipes da Defesa Civil estão monitorando o rio Acre permanentemente devido à elevação do nível de suas águas (Sérgio Vale/Secom)

Por medidas de segurança equipes da Defesa Civil estão monitorando o rio Acre permanentemente devido à elevação do nível de suas águas (Sérgio Vale/Secom)

Por medidas de segurança equipes da Defesa Civil estão monitorando o rio Acre permanentemente devido à elevação do nível de suas águas. O chefe da Divisão de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, George Santos informou que na medição realizada às 18 horas desta segunda-feira, 30, o nível do rio atingiu os 14,56 metros.

“Estamos em estado de alerta devido às recorrências do rio, ou seja, a subida e descida das águas, por isso, monitoramos a cada três horas. Neste mês o nível das águas já baixou e subiu quatro vezes. Um fato semelhante a este só foi registrado em 1974, quando foram registradas três recorrências”, explicou George Santos.

O período de riscos de enchentes inicia em dezembro e segue até abril, sendo fevereiro o mês com maior risco de haver grandes inundações, de acordo com a Defesa Civil, que informa que 14 famílias foram retiradas de suas casas devido à cheia do rio e estão alojadas no Parque de Exposições, no Segundo Distrito. Doze famílias são moradoras da Baixada da Habitasa e outras duas famílias residem no bairro Taquari.

“Seis equipes estão trabalhando na retirada das pessoas que estão em áreas de risco ou alagadas outras 15 pessoas trabalham no acolhimento às famílias que precisam mudar temporariamente para os abrigos”, contou o chefe da Divisão de Defesa Civil.

As equipes do Corpo de Bombeiros ressaltam que as pessoas que moram em áreas atingidas pelas cheias do rio devem evitar contato com a água devido a riscos de contaminação, crianças não devem tomar banho ou brincar nessas águas e devem ter cuidado com o manuseio de equipamentos eletrônicos em locais alagados.

Famílias que estiverem em áreas de risco podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 que equipes da Defesa Civil serão encaminhadas ao local para avaliação de necessidade de remoção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter