Órgãos estaduais se reúnem para discutir combate e prevenção às queimadas no Estado

Governo do Estado e promotores do MPE ampliam ações contra focos de calor

reuniaoqueimada211888as.jpg
reuniaoqueimada41188a8sd.jpg

Reunião entre MPE e Governo discute e traça ações para o combate às queimadas. Secretário Eufran Amaral apresenta dados dos focos de calor no Estado (Foto: Victor Mattos/Secom)

O Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou esta semana uma reunião com promotores do Ministério Público Estadual, Instituto de Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Corpo de Bombeiros e Secretarias estadual e municipal de saúde, para apresentar a situação atual das queimadas acontecidas no Estado e encontrar formas de intensificar as ações de combate e prevenção.

Segundo dados coletados pela Secretaria de Meio Ambiente, até agora, foram registrados 300 focos de calor no Acre. O combate está sendo intenso. Em Rio Branco, pela primeira vez, aeronaves estão sendo utilizadas para a fiscalização de queimadas urbanas. Até agora, poucos focos de calor foram contabilizados em áreas de preservação.

A qualidade do ar foi um dos pontos discutidos na reunião. Eufran Amaral, Secretário de Meio Ambiente, mostrou através de dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) que o sudeste do Estado é o mais afetado por focos de calor no Acre. A fumaça contribui para a queda da qualidade do ar principalmente nesta região, tornando este período propício a doenças respiratórias.

O Secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, confirma o aumento de 10% no número de casos de doenças respiratórias, e que a Secretaria de Saúde também está monitorando a qualidade do ar, além de ampliar o combate a essas doenças, alertando postos de saúde e hospitais para identificar estas ocorrências.

Para o combate aos focos de calor, a população receberá capacitação para compor as brigadas comunitárias formadas por representantes da sociedade civil. O Imac é o responsável pela realização da repreensão na zona rural. Equipes estarão de plantão nos finais de semana e feriados realizando monitoramento e combate até o dia 8 de outubro.

O Ministério Público Estadual reuniu seus promotores do interior do estado. A promotora Rita de Cássia disse que "na questão de preservação, o MPE está disposto a contribuir". O objetivo é que o MPE, através de seus promotores no interior do estado, discutam com as prefeituras e a sociedade civil as formas de combate aos focos de calor.

O Corpo de Bombeiros também realizou uma parceria com a Polícia Militar do Acre e o exército para o combate às queimadas. Nos municípios sem representação dos bombeiros será desencadeada a operação Linha Fria, em que ações de prevenção serão coordenadas junto com as prefeituras.

 

Saiba mais : http://www.cptec.inpe.br/

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter