Resultados do projeto Pecuária Diversificada Sustentável do Programa REM no Acre são apresentados no Congresso Brasileiro de Zootecnia

Por Arinelson Morais

Com o objetivo de disseminar ações que beneficiam ações produtivas na área da pecuária no estado, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Programa REM Acre – Fase II, participou, durante esta semana, do 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o Zootec 2023, em Natal (RN).

A especialista em monitoramento socioambiental do Programa REM, engenheira agrônoma Lucélia Souza, juntamente ao zootecnista Jalceyr Pessoa, da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), apresentaram os resultados obtidos nas ações de análise e recuperação de solo, dimensão da área degradada para recuperação de pastos, sanidade animal e tecnologias de melhoria da pecuária leiteira das 18 unidades demonstrativas, em 13 municípios, beneficiadas pelo REM Acre.

Jalceyr Pessoa e Lucélia Souza participaram do 32° Congresso Brasileiro de Zootecnia. Foto: cedida

“O nosso trabalho foi um dos destaques no evento, porque apresentamos a transformação realizada na localidade do produtor, ressaltando a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas”, destacou Lucélia Souza.

O Programa REM Acre apoia o projeto Pecuária + Eficiente, no âmbito da Seagri, por meio do subprograma Pecuária Diversificada Sustentável, com o custeio de assistência técnica e fornecimento de adubos e calcário para as propriedades rurais, além da implantação de painéis de energia solar nas unidades demonstrativas. Ao total, o projeto beneficia mais de 250 produtores e já entregou mais de 379 toneladas de adubos, somando um investimento de mais de R$ 3,3 milhões.

Os dados apresentados são os resultados da fase inicial do projeto Pecuária + Eficiente. Foto: cedida

A exposição dos resultados em um evento como o Zootec 2023 é uma medida de propagar as ações realizadas pelo Programa REM em áreas da pecuária leiteira, demonstrando que a assistência técnica aliada à aplicação de bons insumos torna as propriedades mais produtivas, evitando o desmatamento, por meio de ações sustentáveis e compatíveis com a floresta em pé.

“É um prazer apresentar as ações que realizamos para mais de dois mil congressistas que formam opiniões em diversos locais do Brasil, divulgando o que o Programa REM e o governo têm feito para melhorar a vida da nossa população”, afirmou.

O evento contou com a participação de estudantes, técnicos, acadêmicos e empresários. Foto: cedida

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter