troca de experiências

Acre participa do 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu

O Acre está participando do 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, evento que integra o 18º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), um dos maiores do turismo nacional. Representando o Estado, os titulares das secretarias de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias, e de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, além da secretária adjunta, Renata Souza, e da indígena Laura Yawanawá.

Abertura do 18º Festival das Cataratas. Foto: cedida
Abertura do 18º Festival das Cataratas. Foto: cedida

Com a participação da ministra do Turismo, Daniela Mote, o evento começou na quarta-feira, 31, e segue com uma vasta programação até sexta, 2, reunindo o trade e autoridades da área de todo o país.

Ministra do Turismo, Daniela Mote, e secretário Marcelo Messias. Foto: cedida

O Acre participou ativamente da programação do 1º Encontro, primeiro com Laura Yawanawá. “Em nosso plano de vida, incluímos todos os sonhos que queremos que aconteçam na nossa terra indígena”, disse Laura.

Laura Yawanawá apresentou o painel “Plano de vida”. Foto: cedida

“É necessário reconhecer a cultura e tradição dos diferentes povos do Acre e como movimentar o trade do turismo de natureza e regeneração, que hoje tem o olhar voltado para a Amazônia”, afirmou a secretária Julie Messias, no painel “A integração das populações tradicionais, bioeconomia e uso público”.

Secretária Julie Messias participou de painel. Foto: cedida

“O que nós levamos para o Acre é um grande aprendizado para que, o mais breve possível, possamos colocar em prática algumas experiências de gestão do turismo que conhecemos aqui”, afirmou o secretário Marcelo Messias.

Comitiva do Acre participou do evento. Foto: cedida