Resultados de Aprendizagem Escolar 2016 são apresentados durante encontro

Seape mede a proficiência média dos alunos em português e matemática (Foto: Assessoria SEE)

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, apresentou nesta segunda-feira, 13, os resultados do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape) 2016. Os dados foram exibidos para gestores das escolas públicas de Rio Branco, no auditório da Secretaria de Educação e Esporte (SEE).

Na oportunidade, Brandão destacou a importância da avaliação para medir o nível de aprendizado dos alunos acreanos.

“Esta avaliação é um diagnóstico amplo da qualidade da educação que estamos ofertando em nossas escolas. Os resultados são importantes para que possamos avaliar o desempenho de cada uma, e com base nisso fazer o planejamento pedagógico adequado a cada instituição”, ressalta.

Seape

O Seape é um programa de avaliação estadual, composto de aplicação de testes de desempenho e questionários contextuais voltados aos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino, para medir a qualidade da educação ofertada nas escolas.

O sistema avalia a proficiência média dos alunos em português e matemática, em quatro níveis: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. É aplicado para os estudantes do 3º ano do ensino médio e também para estudantes dos 3º, 5º e 9º anos do fundamental.

Hudson Chaves, coordenador de Ensino Médio da SEE, explica que o resultado é um retrato dos que as instituições de ensino fazem e também do precisam fazer para melhorar a educação.

“O Seape nos mostra, em números, até que ponto avançamos com relação à promoção efetiva do aprendizado dos nossos alunos. Isso nos permite traçar um plano de ação e até redimensionar nosso planejamento e nossa estrutura pedagógica de acordo com o resultado de cada escola”, explica Chaves.

Resultado por escola

No final do evento, cada gestor recebeu dos coordenadores de Ensino da SEE a avaliação de sua escola. “Alguns dos nossos alunos saíram do ‘adequado’ para o ‘avançado’, e isso nos deixa bastante contentes, porque tivemos muitas dificuldades no ano passado, e mesmo assim nossos resultados foram positivos”, conta Selma Cunha, diretora da Escola Estadual Berta Vieira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter