Produção familiar entrega trator à comunidade do assentamento Walter Arce

Dezenas de produtores rurais do assentamento foram prestigiar a entrega do trator, que irá ajudar na mecanização e no escoamento da produção (Foto: Leônidas Badaró)

Apenas três dias após a Associação de Moradores e Produtores Ordem e Progresso do Projeto de Assentamento Walter Arce ter reivindicado a cessão de um trator para ajudar na mecanização agrícola e no escoamento da produção, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) realizou, nesta segunda-feira, 13, a entrega do equipamento.

O PA Walter Arce é formado principalmente por agricultores vindos da faixa de fronteira na Bolívia, que foram expulsos pelo governo do país vizinho. São mais de 500 famílias assentadas.

Durante a entrega dezenas de produtores que serão beneficiados com o trator fizeram questão de agradecer o apoio do governo do estado.

A agricultora Táthira Nogueira é uma das beneficiadas. “Esse trator aqui vai melhorar nossa vida em 100%. Tem áreas, já que aqui era uma fazenda, que precisam de arado. Ficamos muito felizes com essa parceria, porque vamos poder aumentar nossa produção”, afirma.

Trator agrícola foi cedido à comunidade do assentamento Walter Arce até o fim do ano (Foto: Leônidas Badaró)

Cosmo Diniz, presidente da associação explica que além da mecanização o trator também vai ser usado para o escoamento da produção. “Nem imaginamos que nossa solicitação fosse atendida tão rápida. Agora temos a certeza que nossa produção não vai estragar, mesmo a de quem tá produzindo em locais de difícil acesso”.

Durante a assinatura do termo de cessão, que disponibiliza o equipamento à comunidade até o fim do ano, Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof, destacou que é uma determinação de governo atender os produtores com a maior celeridade possível. “Nossa orientação é cumprir todos os compromissos que acordamos com os produtores. Portanto, estamos aqui no Walter Arce entregando o equipamento que acordamos na semana passada”.

O deputado Lourival Marques também esteve presente durante a entrega do trator. “O compromisso com o setor produtivo é a grande marca desse governo. Essa associação já tem uma feira onde comercializa sua produção e tem muita vontade de aumentar ainda mais sua produção.”

A feira com os produtos da comunidade do Walter Arce é realizada todo sábado, próximo à rotatória do conjunto Ouricuri, na estrada da Apolônio Sales.