Resultado de ação social, governo certifica quase 400 alunos na Cidade do Povo

As políticas de integração social realizadas pelo governo do Estado seguem a todo vapor e ganham ainda mais força com o apoio de instituições parceiras. Exemplo disso foi a certificação de quase 400 moradores da Cidade do Povo que concluíram os cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nos últimos três meses, realizada nesta segunda-feira, 13, no Centro de Educação Profissional Campos Pereira.

Os cursos são resultado da primeira etapa do Projeto Pós-Ocupação – uma das fases do Programa Minha Casa, Minha Vida -, que tem seus recursos gerenciados pela Caixa Econômica Federal e executados pela Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social (Sehab). Nesta etapa, foram compostas 27 turmas para a qualificação nas áreas de produção de alimentos, construção civil e mecânica.

De acordo com a gestora da Sehab Janaina Guedes, as diversas frentes de capacitação visam o alcance de todas as famílias contempladas pelo programa de moradias. “O acompanhamento social vai desde cursos a palestras e oficinas, uma vez que buscamos encontrar formas de promover a integração da comunidade. Além do ganho que essas famílias têm na questão da qualificação, elas têm a oportunidade de criar vínculos e estabelecer relações de paz que vão além da intervenção do poder público, é algo que elas também podem e devem construir entre elas mesmas”, frisa.

Na ocasião, a presidente em exercício da Federação das Indústrias Adelaide de Fátima Oliveira falou da importância da união das instituições pelas causas da sociedade: “Esse momento é um resultado de trabalho das muitas mãos que sabem que o ser humano perece por falta de conhecimento. A partir de agora teremos pessoas preparadas para o mercado, porque é isso que o aprendizado faz, abrir visões”.

Novas perspectivas, mais dignidade

A qualificação é o primeiro passo para a garantia de espaço no mercado de trabalho, seja no setor privado, seja para o empreendedorismo. E Carla Silva sabe bem disso, tanto que aproveitou para fazer cinco cursos de uma vez. Com sorriso largo ao exibir seus diplomas, ela sabe que agora as vendas de seus bolos caseiros, pães e tortas têm tudo para despontar. “Gosto de fazer bolos e tortas. Apareceu a oportunidade e eu não pensei duas vezes. Deu tão certo que já pego minhas encomendas, consigo ter uma renda extra com isso. Por enquanto as clientes ainda são minhas amigas, mas acredito que ainda vão vir mais”, diz.

Já José Matias optou pelo curso de mestre de obras. Em seu depoimento, ele destaca que antes não acreditava que a oferta dos cursos pudesse mudar a vida das pessoas, mas ao longo das aulas seu pensamento mudou: “Eu era até ignorante e dizia que não adiantava ter curso na Cidade do Povo se não tinha emprego, mas um dia numa roda de conversa no curso uma colega disse algo que mudou o que eu pensava, que com esse diploma não vai servir só aqui e sim em qualquer lugar onde a gente chegar. E hoje a mensagem que eu deixo é que ninguém deixe de agarrar as oportunidades e que também faça valer esse certificado”.

Segundo a Sehab, todas as quadras da Cidade do Povo serão contempladas com as ações do Pós-Ocupação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter