Representantes da ONU visitam o Acre para qualificação da fábrica de camisinhas Natex

Para o governador Tião Viana, a visita é uma oportunidade de um reconhecimento internacional para investimentos privados na Natex (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na noite desta sexta-feira, 25, a visita de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) que vieram ao Acre conhecer a fábrica estatal de camisinhas Natex e atestar seus processos de qualidade e produção.

Seloi Mogaile, Bill Potter e John Gerofi prestam consultoria para um braço da ONU que realiza trabalhos voltados à saúde sexual com parcerias de empresas que atuam nessa área como fábricas de preservativos e medicamentos.

Eles realizaram uma ampla visita à fábrica Natex durante todo o dia e agora encaminharão um relatório de adequações necessárias para que a fábrica possa conseguir investimentos e parcerias privadas, além de exportar para outros países.

Como a Natex é a única fábrica de preservativos do Brasil a trabalhar com látex de seringueira nativa, beneficiando centenas de famílias extrativistas da região de Xapuri e Brasileia, a qualificação pela ONU é vista como estratégica pelo governo do Estado.

“O que vocês estão fazendo aqui não é a defesa apenas de uma fábrica, mas da natureza, da Amazônia. Temos um projeto de desenvolvimento econômico aliado a avanços sociais e preservação da floresta, celebrando a redução do desmatamento e o crescimento do nosso PIB na última década”, disse o governador Tião Viana.

Em nome dos consultores, Seloi Mogaile ressaltou: “É a primeira vez que estamos fazendo esse tipo de qualificação. Acreditamos que a Natex tem um apelo único no mercado de camisinhas por todo o projeto de sustentabilidade que ela carrega”.

Bill Potter e John Gerofi completamentam destacando o quanto se impressionaram com os aspectos técnicos da fábrica, mas que modificações devem ser feitas para que ela possa alcançar os padrões interacionais, principalmente na área documental.

O governador Tião Viana agradeceu bastante a visita dos representantes e ressaltou que o governo fará o máximo possível para as adequações a fim de que a Natex possa receber investimentos principalmente do setor privado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter