Finalistas de Rio Branco se preparam para o Festival da Canção Estudantil

O clima é de expectativa e o som não pode parar. Por isso, os finalistas do Festival Estudantil da Canção de Rio Branco já começam a se preparar para a grande final que será realizada neste domingo, 27, na Concha Acústica do Canal da Maternidade.

Ensaios são na Praça da Juventude (Foto: Ariel Lima)

É o caso da dupla campeã da capital, Dennis Silva e Douglas Pinheiro, com a música autoral Sou Guarda da Blitz.

Alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, eles adotam o estilo sertanejo.  Douglas, a segunda voz da dupla, explica que a música sempre esteve na vida dos dois, mas que só a partir deste ano a dupla começou a existir.

“Nós nos juntamos no início do ano para participar do festival”, conta.

Cantando o estilo gospel, Raíssa Stefany Matias, aluna do Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), tem a música no sangue. Filha de músicos, a cantora de apenas 15 anos acredita que cantar é uma forma de expressão pessoal.  Ao explicar sobre o porquê da escolha da música, “ela expressa muito sentimento”, diz.

Neto do cantor acreano José Gomes Coelho, o Mão de Onça, Felipe Assunção, de 15 anos, da Escola Humberto Soares da Costa, vai para disputa com a música equatoriana Nuestro Juramento.

“Eu sempre gostei desse tipo de música, e quis apresentar isso para as pessoas”, explica.  Felipe também conta que sempre ouviu o avô cantar em bares e que esse é um sonho de toda a família.

Já Fernando Oliveira, 16, também aluno do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, relembra de sua trajetória no festival e que ser classificado para a final já é uma vitória. “Foi uma experiência única, uma oportunidade que poucos têm de serem vistos por produtores e pelo público também”, lembra.

A final

Pela primeira vez, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e a Assessoria Especial de Juventude (Assejuv) reúnem representantes de todos os municípios do Acre para participar da grande final do Festival Estudantil da Canção.

Ao todo, 31 alunos irão competir nas categorias: autoral e intérprete.  Chico Rafael da Silva, um dos coordenadores do evento, explica que ano passado houve um festival apenas em Rio Branco, mas que “a experiência foi tão boa, que foi decidido expandir o festival aos municípios”, diz.

Prêmio

Cada categoria, autoral e intérprete terá uma classificação de primeiro, segundo e terceiro lugar. O campeão de cada categoria receberá o prêmio de quatro mil reais mais o troféu do primeiro Festival Estudantil Estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter