Representantes da indústria madeireira recebem apoio de senador

Jorge Viana se comprometeu a buscar a solução para o problema,  com a ministra do Meio Ambiente (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Jorge Viana se comprometeu buscar a solução para o problema com a ministra do Meio Ambiente (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Nós precisamos empoderar mais o setor florestal brasileiro.” Com essas palavras, o senador Jorge Viana iniciou a reunião com o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Pedro Longo, o gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, e representantes do setor madeireiro e florestal do estado, na manhã desta sexta-feira, 20, na sede do Imac.

A pauta do encontro foi à portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que proíbe a exploração de mais de duas mil espécies de madeiras consideradas vulneráveis.

Edegard de Deus falou sobre o prejuízo que a aplicação da portaria pode causar ao setor no estado. “A nova lista apresenta espécies consideradas indispensáveis na comercialização da madeira no Acre. Com as políticas públicas do governo, nós já provamos que é possível explorar essa riqueza de maneira sustentável”, disse.

A categoria pediu ao senador que viabilize, junto ao Ministério do Meio Ambiente, a suspensão da determinação por pelo menos seis meses. Assim, os representantes do setor florestal do estado poderão preparar e entregar o estudo específico de cada espécie, comprovando que no Acre elas não estão vulneráveis.

Jorge Viana se comprometeu tratar do assunto pessoalmente com a ministra Izabella Teixeira. “Eu me coloco à disposição de vocês em buscar uma solução para o problema. Na próxima semana, vou conversar com a ministra e tenho certeza de que encontraremos uma solução que atenda a categoria”, destacou.

O cedro, a cerejeira e o angelim, espécies mais utilizadas na indústria madeireira do Acre, compõem a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, publicada na portaria 443 do MMA.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter