Eliana Almeida participou de encontro com o governador Tião Viana e elogiou as políticas públicas do Acre voltadas para as crianças e adolescentes
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Eliana Almeida, reuniu-se com o governador Tião Viana na tarde desta quinta-feira, 19. Eliana fez uma apresentação das missões e ações da Unicef na Amazônia e elogiou as políticas públicas voltadas para a criança e adolescente desenvolvidas pelo governo do Estado.
Participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Sammy Barbosa Lopes, o procurador-coordenador de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Carlos Maia, e o promotor Francisco José Maia Guedes, da Promotoria de Defesa da Infância e Juventude, além do secretário de Desenvolvimento para Segurança Social, Antônio Torres.
Eliana Almeida disse que a sua visita é uma oportunidade de reforçar as parcerias com o governo do Estado, que é uma parceria firmada em governos anteriores e que está tendo continuidade com o novo governo instalado em 1º de janeiro com a posse de Tião Viana. “Estamos reforçando essa parceria, que é muito importante para o atendimento dos objetivos propostos pelo Unicef”, explicou.
A representante do Unicef ouviu do governador o compromisso de colaborar no que for possível para que o trabalho da instituição seja um sucesso no Estado. Viana lembrou que o Acre vem dando passos importantes no desenvolvimento de políticas públicas para a infância e para a juventude. “Há alguns anos nós tínhamos uma mortalidade infantil que ultrapassava 40 mortos por cada mil nascidos vivos. Já conseguimos reduzir esse índice para 19 mortos para cada mil nascidos vivos”, disse Tião Viana. A meta do Unicef é reduzir o índice de mortalidade infantil até 2015 para 14 mortos para cada mil nascidos vivos.
“Pelo que eu tenho acompanhado em termos de indicadores aqui do Acre e o que tomei conhecimento através da equipe de governo e do próprio governador, dos procuradores e promotores de justiça, há um avanço em vários setores das políticas públicas. Obviamente que ainda há alguns desafios, mas eles são próprios da região, pois a própria região já é um desafio. Mas quero dizer que fico extremamente otimista de verificar in loco que os avanços são possíveis, apesar das enormes dificuldades e desafios que temos na região”, garantiu Eliana Almeida.
O promotor Francisco Maia disse que a presença do Unicef no Acre é muito importante. “O Unicef traz uma metodologia própria de integração das diversas ações para o enfrentamento das ameaças e efetivas violações dos direitos de crianças e adolescentes, notadamente nas áreas da saúde, educação e da assistência social”, disse o promotor.
Antônio falou que a presença de Eliana Almeida é de extrema importante nesse momento em que o Acre está iniciando uma gestão de governo que visa priorizar o atendimento social. “A presença do Unicef ajuda-nos a mobilizar os municípios e a sensibilizar seus gestores, principalmente no que diz respeito a essa causa de proteção e defesa da criança e do adolescente”, afirmou.