Aloizio Mercadante diz que o Acre é prioridade

Ministro da Ciência e Tecnologia cumpre agenda no Acre e entrega computadores do Ensinomedio.ac

governador_e_mercadante_na_oca_foto_sergio_vale_5.jpg
governador_e_mercadante_na_oca_foto_sergio_vale_7.jpg

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, veio ao Acre afirmar que o Estado será prioridade nos investimentos e ações para o desenvolvimento científico e tecnológico (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, veio ao Acre afirmar que o Estado será prioridade nos investimentos e ações para o desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente na área de industrialização. Mercadante palestrou na Universidade Federal do Acre (Ufac), conheceu a Central de Serviço Público (OCA), que oferece mais de 500 serviços ao cidadão de forma integrada, e entregou netbooks para alunos do terceiro ano.

Na Ufac, Mercadante falou sobre o crescimento econômico brasileiro, o papel das universidades e as 75 mil bolsas de estudos no exterior que estão sendo articuladas pela presidente Dilma Rousseff. Entre 2000 e 2010, o Ministério de Ciência e Tecnologia investiu no Acre R$ 37,5 milhões e houve um crescimento de 205% nas parcerias para bolsas de estudos. “Os jovens acreanos poderão estudar em outros países, através de bolsas que o governo federal está garantindo”, disse.

Os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, ao lado do deputado federal Sibá Machado, acompanharam a agenda do ministro, que conversou com militantes petistas na tarde desta quinta-feira, 19. Viana lembrou o momento que o Acre vive e como o Ministério de Ciência e Tecnologia pode ajudar o Estado. “O Acre vive uma fase especial com a proposta de consolidar o desenvolvimento sustentável e a ligação com o Peru pronta, abrindo novas possibilidades de integração. Hoje o Acre também é o Estado que mais possibilita que os estudantes tenham acesso a um curso superior. Um dos diferenciais para o Brasil se posicionar melhor é o investimento em educação, ciência e tecnologia. E nisso o Mercadante já  se comprometeu em nos ajudar”, disse Jorge Viana.

Mercandante também falou sobre a Zona de Processamento de Exportação. “Essa ZPE que está instalada no Acre é uma possibilidade imensa de crescimento e tem que haver tecnologia para o desenvolvimento da indústria.”

Ministro entrega netbooks a estudantes de ensino médio

entrega_de_nets_foto_sergio_vale_21.jpg

Acompanhado pelo governador Tião Viana, o ministro Aloizio Mercadante participou da entrega de netbooks (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa consiste na cessão temporária de netbooks aos alunos e professores do terceiro ano nos 22 municípios do Acre. Para ter direito à máquina, basta estar matriculado e com frequência regular. Cada equipamento tem mais 2,5 mil obras – incluindo as leituras obrigatórias para o vestibular – e cerca de 80 programas educacionais, além de vídeos da TV Educativa. O netbook oferece acesso à internet através do programa Floresta Digital, que dispõe de pontos acessíveis em lugares públicos, incluindo escolas, através de conexão sem fio via torres de rádio.

O secretário de Educação, Daniel Zen, lembrou alguns dos avanços obtidos na área educacional, incluindo a infraestrutura das escolas e o esforço para melhorar a qualidade de ensino. Mais de 90% dos professores têm formação acadêmica e o Acre é um dos Estados que mais aumentaram o número de vagas no ensino superior.

“O Acre hoje é referência sobre um caminho para o futuro. É muito raro chegar num Estado brasileiro e ver escolas públicas com a qualidade das acreanas. E é um dos Estados que cresce com mais velocidade na qualidade de ensino. Há dez anos estava em 27º lugar no ranking nacional e hoje ocupa a sétima posição. Esses computadores são uma janela para o mundo. Os alunos não dependem mais apenas do professor ou do livro didático. Temos lutado muito para que isso ocorra com todos os alunos do Brasil”, disse o ministro.

entrega_de_nets_foto_sergio_vale_6321061sdfsdf.jpg

O programa Ensinomedio.ac faz a cessão temporária de netbooks aos alunos e professores do terceiro ano nos 22 municípios do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana falou sobre a busca por mais qualidade no ensino e o papel da educação. “Eu não tenho dúvida de que o Brasil será o país do futuro, e a educação é o farol do mundo. São os estudantes de hoje que vão escrever uma nova história junto com a gente. O acesso à  internet, a um computador é fundamental no processo de aprendizagem. Hoje o Acre é um dos Estados que mais aumentou o acesso à  educação superior e para isso o governo do Estado tem se esforçado para garantir uma educação de qualidade, formando professores, dotando as escolas de infraestrutura, oferecendo pré-vestibular gratuito aos alunos, pensando em bolsas de estudos, em ensino de línguas. É  a educação que move o mundo”, disse o governador.

Encontro com a Federação das Indústrias

palestra_na_fieac_foto_sergio_vale_4.jpg

O ministro também falou para o empresariado acreana na sede da FIEAC (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana, o ministro e a equipe de governo almoçaram com os empresários da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), onde Mercadante palestrou sobre o desenvolvimento econômico e as oportunidades de crescimento.

“É muito bom voltar aqui e ver o quanto o Estado está mais bonito, mais respeitado. O respeito ao Acre lá fora é muito maior que o seu colégio eleitoral. Eu me comprometo em ser mais um amigo do Acre para garantir recursos lá fora e coloco meu gabinete à disposição para ajudar em tudo o que estiver ao meu alcance. O Acre é uma prioridade para o governo federal.”


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter