Regras da Cavalgada 2016 são divulgadas em coletiva

(Foto: Angela Peres/Secom)
Em coletiva, a comissão organizadora da Cavalgada divulgou as regras para o evento deste domingo, 24 (Foto: Angela Peres/Secom)

A comissão organizadora divulgou em coletiva na manhã desta segunda-feira, 18, as regras para a Cavalgada 2016, que será realizada no domingo, 24, com saída da Gameleira a partir das 9 horas.

Os detalhes se aplicam, principalmente, às pessoas que vão a cavalo e quadriciclo, além de empresários responsáveis pelas comitivas. As inscrições para os dois primeiros setores já estão abertas e podem ser feitas no prédio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul).

Já para quem vai no veículo de quatro rodas, o cadastro poderá ser feito a partir da terça-feira, 19, na Star Motos da Via Chico Mendes.

(Foto: Angela Peres/Secom)
Rachel destacou que os quadriciclos poderão circular no evento mesmo sem placa (Foto: Angela Peres/Secom)

De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, a principal mudança será para os que desejam ir de quadriciclo, já que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou em dezembro o uso desse veículo em âmbito urbano, e agora eles teriam que ser emplacados e possuir todos os equipamentos de segurança.

“Como a Cavalgada se trata de um evento específico, o governo do Estado solicitou ao Ministério Público Estadual (MPE) a compreensão para este momento, e a ideia foi acatada. A única exigência é de que o condutor esteja habilitado, não pode ingerir álcool e carregar crianças menores de sete anos”, explica.

O promotor da Justiça de Defesa do Consumidor, Vinicius Menandro Evangelista, destaca que, em relação aos animais, será permitida apenas uma pessoa por montaria e menores de idade acompanhados dos pais ou responsável legal.

“Estaremos também fiscalizando junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal [Idaf] durante todo o dia para que nenhuma das regras seja quebrada, além de vistoriar possíveis maus-tratos aos cavalos”, diz.

Segurança

Toda a força de segurança estará trabalhando em conjunto no dia da Cavalgada. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, mais de 200 homens de diversos setores estão articulados para atuar no evento.

“Cada operador de segurança está ciente do seu devido papel. Teremos a Polícia Militar e Civil, bombeiros e Detran, entre muitos outros, nas ruas e nas delegacias garantindo à população uma festa segura, a exemplo do que tivemos ano passado”, ressalta.

O comandante-geral da Polícia Militar, Julio César, destaca que toda a equipe estará a postos durante todo a Cavalgada. “Teremos cerca de 150 homens divididos a longo do trajeto, além de unidades operacionais do Segundo Distrito”, conta o coronel.

Confira quais serão as regras para cada setor

Quadriciclo

Neste item, os participantes deverão inscrever seus veículos portando os seguintes documentos: cópia do RG e CPF do condutor e/ou proprietário do equipamento e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

No dia da Cavalgada, não será permitida a circulação do quadriciclo entre veículos e ciclovia, e apenas duas pessoas poderão ser conduzidas por automóvel. Caso não se cumpra as regras, o responsável estará sujeito a penalidades conforme proposto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Comitivas

Já as carretas, caminhões, bitrens ou trios elétricos das comitivas deverão ser inscritas pelos responsáveis das empresas, tendo em mãos cópias do RG e CPF do representante legal, comprovante de endereço, TAC assinado e dado ciência no Ministério Público Estadual, memorial descritivo da estrutura física para a comitiva e pagamento da taxa de inscrição.

Vale destacar que, no dia da festa, as carretas não poderão entrar ou permanecer no estacionamento do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Cavalo

Para quem deseja ir a cavalo, é preciso que no dia da inscrição a pessoa esteja com o Guia de Transporte Animal, o Exame de Anemia Infecciosa Esquina, cópia do RG e CPF do dono do animal, além do comprovante de pagamento da taxa.

No dia do evento, os animais autorizados terão que ser desembarcados em uma área específica, localizada na Rua Arlindo Leal, em frente ao Mercado dos Colonos. Os animais não poderão circular entre os veículos e ciclovias, bem como entre as demais alas da festa.

Menores de 12 anos não poderão montar no cavalo sem a presença dos pais ou responsáveis legais. Também está expressamente proibida a montaria de mais de uma pessoa por animal credenciado. Não será permitido o acesso dessa categoria no interior do Parque de Exposições.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter