Região Norte desponta na realização do Cadastro Ambiental Rural

Produtores têm até 6 de maio para regularizar as propriedades rurais (Foto: Onofre Brito/Secom)
Produtores têm até 6 de maio para regularizar as propriedades rurais (Foto: Onofre Brito/Secom)

Dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) informam que a Região Norte se destaca no número de propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em 2014. Implantado com a aplicação do Novo Código Florestal Brasileiro, o CAR é um registro público e obrigatório que tem o objetivo garantir a legalidade ambiental dos imóveis rurais em todo país. A meta é cadastrar 5,2 milhões de propriedades, dentro do prazo previsto na lei, que vai até 6 de maio de 2015.

No Acre, o governo do estado garante o cadastramento dos produtores, em especial da agricultura familiar, com a disponibilidade de oito escritórios fixos. Até o momento mais de 22 mil propriedades foram cadastradas. Sem o CAR os produtores rurais ficam impedidos de acessar qualquer programa de crédito rural ou incentivo à produção.

O coordenador técnico do CAR no Acre, João Paulo Mastrangelo explica que além de garantir acesso a programas de financiamento e crédito rural, os produtores podem ter multas ambientais suspensas. “O novo Código Florestal Brasileiro prevê a regularização de áreas desmatadas e multas ocorridas até 22 de julho de 2008, a partir da inscrição no CAR. Por isso, é importante que os produtores procurem os escritórios fixos para regularizar a situação das propriedades”, ressaltou.

Em Rio Branco, o atendimento do CAR é realizado na Sala da Cidadania do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), das 7h às 13h e no Edifício Murad, 2º andar, no Centro (altos da Ótica Santana), das 8h às 17h. Em Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard, os produtores devem procurar a sede da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já em Brasileia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o atendimento é realizado na sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter