No Departamento de Pando, mais de 31 mil bolivianos estão aptos a votar
O referendo é uma consulta direta ao povo sobre temas de interesses públicos e coletivos, que mediante o voto universal, direto, livre e secreto, o cidadão expressa sua decisão. No próximo dia 25, domingo, os bolivianos irão às urnas para votar em um referendo que decidirá a aprovação ou não do projeto da Constituição Política do Estado que foi aprovado pela Assembléia Constituinte e ajustado pelo Congresso Nacional do país.
O referendo foi convocado mediante a Lei da república de número 3.942, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República Evo Morales no dia 21 de outubro de 2008.
O Presidente da Corte eleitoral de Pando, Jorge Baldes, explicou que já estão sendo entregues os materiais para o dia da votação como ata eleitoral, cédulas e urnas para os demais municípios do Estado.
Somente em Pando foram formadas treze comissões eleitorais para trabalhar no dia do referendo. A cidade de Cobija terá 212 urnas e 31 mil 738 bolivianos estão aptos a votar no Departamento.