Reeducandos recebem qualificação profissional na área de pintura predial

Visando uma qualificação profissional e a oportunidade de uma nova vida para as pessoas privadas de liberdade, o Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), concluiu o curso de Pintor de Obras Imobiliário aos reeducandos da Unidade Penitenciária do Quinari.

O curso, que começou em dezembro do ano passado, teve o encerramento no fim da tarde de quinta-feira, 5, com a entrega da certificação de 12 pessoas que cumprem pena no regime fechado.

Além das técnicas de pintura, os reeducandos aprenderam combinações de cores, texturas e aplicações em diversas superfícies.

Os reeducandos realizaram pinturas, em alguns locais da própria unidade, como parte de aprendizagem do curso (Foto: Marcelo Torres)
Reeducandos realizaram pinturas em alguns locais da própria unidade, como parte de aprendizagem do curso (Foto: Marcelo Torres)

“Esta é uma oportunidade que agradeço pela parceria com o IDM, e espero que novos cursos possam chegar até as unidades prisionais, pois a qualificação profissional faz parte da ressocialização do preso”, destacou o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.

Segundo Rita Paro, diretora-presidente do IDM, apesar de várias dificuldades para a realização do curso, todos são vencedores. “Estamos sempre à disposição para firmarmos essas parcerias, pois o governo busca levar oportunidade a todos, inclusive a vocês que cumprem penas. Este certificado é de grande valia, pois é reconhecido nacionalmente”, enfatizou Rita Paro.

O que eles aprenderam

Dos 20 que iniciaram o curso de Pintor de Obras Imobiliária, 12 concluíram a capacitação (Foto: Marcelo Torres)
Dos 20 que iniciaram o curso de Pintor de Obras Imobiliárias, 12 concluíram a capacitação (Foto: Marcelo Torres)

O curso de Pintor de Obras visa tornar os reeducandos profissionais preparados e prontos para se inserir no mercado de trabalho ao saìrem da penitenciária, realizando e atendendo as necessidades do setor quanto à pintura imobiliária, seguindo as normas de segurança física e do meio ambiente, como também as especificações dos fabricantes.

Novo caminho para a sociedade

Para o reeducando J.M.C., o curso abre novas portas em sua vida. “Estou aqui pagando pelo que fiz, e não desejo isso para ninguém. Retornar à sociedade será o nosso principal obstáculo, no entanto, a nossa família, a direção da unidade e os agentes penitenciários nos motivam a cada dia. Ser qualificado foi um pontapé inicial para ter uma vida digna e fora da criminalidade”, comentou o reeducando.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter