Reeducando é aprovado em Direito na Ufac

 

João diz que se aprofundava nos estudos por meios de livros que são doados para a biblioteca do presídio (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
João: “O universo dos livros me fascina”  (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

João Alves (nome fictício), reeducando que cumpre pena em regime fechado na unidade prisional Antônio Amaro, em Rio Branco, foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e irá cursar Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Em um universo em que as chances são as mais remotas possíveis, ainda mais para entrar numa universidade pública, concorrendo com milhares de pessoas a vaga em um curso bastante disputado, ele conseguiu a proeza de ser aprovado com 680 pontos, sendo que na redação obteve 920 pontos.

“A aprovação de João na Ufac é fruto de todo o seu empenho e da dedicação dos professores da Escola Fábrica de Asas [que funciona dentro do Presídio Francisco de Oliveira Conde]. Esperamos que ele consiga concluir sua graduação e aproveite essa oportunidade que a vida está lhe dando”, destacou a coordenadora de Educação do Iapen, Helena Guedes.

O recomeço

João está cumprindo pena há mais de cinco anos e explica como foi sua trajetória até a aprovação. “Sempre fui adepto da leitura, esse talvez foi o ponto-chave para ser aprovado no Sisu. O universo dos livros me fascina pois, além de aprender mais, me ajuda no meu comportamento aqui dentro”, explicou.

O reeducando entende que é muito melhor ser reconhecido como alguém que está buscando uma segunda chance do que como alguém que cometeu um delito: “Sei que o preconceito é muito grande, mas isso não diminui as minhas forças. Nunca me senti tão feliz”, ressaltou.

“Foi estudando com livros doados que consegui ser aprovado. Aos detentos que aqui estão a minha mensagem é que confiem em Deus e sempre busquem mudar seus conceitos, pois a vitória vem, não importa o que você já tenha feito”, declarou, João.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter