Redução de ocorrências aumenta sensação de segurança em Cruzeiro do Sul

No primeiro semestre de 2015, aumentou a sensação de segurança da população na região de Cruzeiro do Sul. Segundo informações do major Lázaro Moura, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, a comparação feita com igual período do ano passado demonstra que em todos os itens houve diminuição nas ocorrências.

Major Moura: “Com o policiamento em setores, diminuímos o tempo de resposta nas ocorrências” (Foto: Onofre Brito/Secom)
Major Moura: “Com o policiamento em setores, diminuímos o tempo de resposta nas ocorrências” (Foto: Onofre Brito/Secom)

Houve redução nos homicídios em 20%. As tentativas de homicídio foram reduzidas em 55%; roubo, 16%; furto, 17%; lesão corporal, 44%; ameaça, 31%; e violência doméstica, 23%.

No quesito trânsito também houve reduções. Os acidentes diminuíram em 20%; o número de vítimas com acidentes de trânsito também caiu 27%. O número de vítimas fatais foi reduzido em 16%, juntando-se os dados referentes às rodovias federais, estaduais e vias urbanas. Isoladamente consideradas apenas rodovias estaduais e vias urbanas, houve aumento.

Para o major, a diminuição generalizada dos índices de insegurança se deve a fatores como a integração entre os órgãos de segurança e à participação da população com denúncias. “Quando a população se sente mais protegida, ela fica mais à vontade para denunciar”, disse.

Uma medida simples, mas eficaz, foi adotada pelo comandante Moura. Ele dividiu a cidade em quatro setores para poder aplicar um policiamento mais ostensivo.

Assim, os bairros Miritizal e Aeroporto Velho têm a presença constante do policiamento com apoio de viatura, o que diminuiu o tempo de resposta aos ilícitos.

Todas as segundas-feiras, o comando do 6º BPM recebe um levantamento das ocorrências por área, podendo assim identificar a “mancha criminal”, ou seja, as áreas onde há mais criminalidade, o que resulta no aumento da fiscalização nessas áreas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter