Na manhã desta quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), deu início ao Seminário de Alinhamento Conceitual da Rede de Urgência e Emergência no Estado. O evento tem duração de dois dias – 28 e 29 – e está sendo direcionado aos gestores e gerentes das unidades de urgência e emergência de todo o estado.
Durante o evento, serão ministrados temas como o funcionamento da Rede de Urgência e Emergência no Acre, o monitoramento da implantação dessa rede, a atenção básica de saúde e a Política Nacional de Humanização (PNH).
“Espero que possamos construir essa rede e consolidar as ações e serviços. O Acre, mesmo sendo um estado pequeno, é de grande representatividade no país pela diversidade da área de saúde, que é desafiadora”, destacou a apoiadora institucional do MS, Geize Resende.
Segundo a coordenadora de urgência e emergência do estado, Lúcia Luna, o seminário irá consolidar as ações que são realizadas na rede de urgência com a participação de outras redes temáticas, como a rede psicossocial e rede cegonha, por exemplo, para que sejam analisados os pontos de atenção à saúde com o seu processo de implantação em todas as unidade e regiões do Acre.
“Fizemos um diagnóstico de todos os pontos de atenção na rede. Foi instituído um grupo condutor gestor que realizou várias discussões na área de emergência, e a partir daí foi aprovada a etapa do plano de ação regional. O seminário será mais para monitorar e avaliar como estão sendo desenvolvidas essas ações que foram aprovadas dentro do plano”, finalizou Lúcia.