Rede Acreana de Planejamento e Orçamento realiza último encontro de 2022

Por Aldeir Oliveira

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio da Diretoria de Planejamento e Governança (Dirpla), realizou nesta quarta-feira, 14, no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco, o 6º encontro da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento (Replag).

A proposta foi apresentar os resultados da rede desde a sua criação, em 2020. Na oportunidade, foram niveladas informações acerca do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Acre: Agenda 10 anos, desenvolvido pela Seplag, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e do Plano Estratégico de Governo para o próximo quadriênio.

O 6º encontro da Replag foi realizado no auditório da SEE. Foto: Decom/Seplag

Criada por meio do Decreto nº 8.686, de 16 de abril de 2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

A secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, agradeceu aos membros da rede pelo serviço e empenho exercidos durante toda a gestão atual, e destacou a importância da visão de futuro quando se trabalha com planejamento, governança e orçamento.

A secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, deu as boas-vindas aos membros da rede e deu início aos trabalhos do 6º encontro. Foto: Decom/Seplag

“Para que nós tivéssemos noção do que é necessário para contribuirmos para o desenvolvimento do estado, precisávamos pensar a longo prazo e, para isso, buscamos no mercado uma instituição de renome e imparcial para desenvolver esse plano, que nos guiará no crescimento do Acre para os próximos 10 anos”, afirmou.

Foram apresentados aos membros da Replag os principais pontos da Agenda 10 Anos e do Plano Estratégico Governamental, destacando a visão de futuro que guiou o planejamento de ambos: Acre: Uma terra de oportunidades, com justiça social e ambientalmente sustentável.

Cristian Dourado apresentou o saldo das ações da Replag neste 1 ano e 8 meses de criação. Foto: Decom/Seplag

A coordenadora do Departamento de Planejamento Governamental, Cristian Dourado, apresentou os resultados alcançados pela Replag em seus quase dois anos de existência: “Esses quase dois anos da Replag têm sido uma experiência exitosa que mostra a importância do trabalho colaborativo e a necessidade do fortalecimento dos setoriais de planejamento e orçamento para a condução dos projetos governamentais, bem como para a continuidade das políticas públicas”, concluiu.

O encontro contou com a presença de representantes de diversos órgãos. Foto: cedida

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter