Militar acreano é destaque em curso de proteção de autoridades no DF

A segunda edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA) finalizou seu ciclo de capacitações, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, no dia 5 de dezembro, no Distrito Federal, e contou com a participação de 26 alunos, entre eles, policiais, delegados e agentes de diversas forças de segurança de todo o país. 

O curso contou com a participação de 26 alunos, entre eles, policiais, delegados e agentes de diversas forças de segurança de todo o país. Foto: cedida

O treinamento recebido pelos participantes do CSPA é considerado de alta complexidade, motivo pelo qual é restrito a profissionais de alto rendimento, que recebem todo ensinamento dos maiores instrutores e autoridades do assunto em âmbito nacional.

Nesta preparação, que durou quatro semanas, estiveram incluídas bases teóricas de agente precursor, atribuições de equipe avançada, defesa pessoal, inteligência, atendimento pré-hospitalar tático (APH), armamento e tiro, entre outras matérias com embasamentos científicos específicos. 

Este tipo de curso visa, primordialmente, formar um agente completo na proteção de autoridades, e VIPs, pronto para atender as mais diversas situações com base em eventos históricos, em guerras, atentados e outras possíveis ameaças  aos dignatários protegidos por estes profissionais. 

O sargento da Polícia Militar do Acre, Ocyrlei Souza da Silva, pioneiro do Curso de Ações Táticas (CAT), atualmente integrante da equipe de segurança do governador do Estado, Gladson Cameli, teve um rendimento expressivo durante as aulas, treinamentos e testes, o que lhe rendeu a terceira colocação reconhecida pela Força Nacional.

O sargento da Polícia Militar do Estado do Acre, Ocyrlei Souza da Silva, 39 anos, teve um rendimento expressivo durante as aulas. Foto: cedida

“O curso foi cansativo, porém extremamente completo, dinâmico, exigindo além do foco psicológico, o físico, que são exigências de quem trabalha com segurança de autoridades, mas foi um dos mais difíceis que concluí”, disse o policial.

Além de descrever todo o processo pelo qual passou no CSPA, Ocyrlei ainda reforçou a paixão pela profissão e o que significa servir tanto à população quanto às autoridades para qual trabalha. “Pra mim foi uma honra ter o desempenho reconhecido durante o curso. Buscar conhecimento é crucial para se destacar profissionalmente em todas as áreas, sobretudo nas áreas de segurança pública”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter