A Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca recebeu o Prêmio "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil 2007", pela apresentação da prática de um novo modo de viver e produzir na Amazônia. A premiação aconteceu no último dia 15, em Brasília, durante o encontro da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Participaram do evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e a presidente da Enap, Helena Kerr.
De acordo com um dos sócios fundadores do Reca, Sérgio Roberto Lopes, os principais objetivos do projeto estão baseados no fomento econômico, com respeito ao meio ambiente e organização social.
Prêmio ODM – O Prêmio ODM é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Nesta segunda edição, o Prêmio recebeu 1.062 mil práticas inscritas que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos Objetivos; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
Mais informações no endereço: http://www.odmbrasil.org.br/