Uma história com toques de drama e ficção científica marca a narrativa do projeto em animação “Crônicas de Oliver”, produção acreana assinada pelos realizadores independentes Italo Rocha e Marcelo Zuza, da Artrio.
Mergulhados na criação e montagem do projeto, no estúdio da Usina de Arte João Donato, a dupla prepara a série com seis episódios prevista para ser lançada no primeiro semestre deste ano.
O projeto conta ainda com a participação do ilustrador Lorran Nery, um dos responsáveis pela adaptação do traço original da animação, que resulta numa roupagem mais moderna e dinâmica.
A animação em 2D narra a história de Oliver, um pequeno robô inocente e curioso que possui um sistema de aprendizado e um cérebro prositrônico (robôs com inteligência artificial), que o faz capaz de evoluir junto com os seres humanos, desde que seja ensinado.
“Oliver não consegue ter uma noção real do tempo e das coisas. Entretanto, acaba desenvolvendo um forte “sentimento” de amizade que o faz entrar em uma aventura em busca de seu amigo humano, que é o personagem Pedro. Oliver é meio Pinóquio. Não posso contar mais (risos)”, explica Italo Rocha.
A produção da série só foi possível a partir da aprovação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil e pelo apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
“O incentivo para o audiovisual no Acre vem mudando a cada ano com a política dos editais. A gente sonha com esse mercado cada vez mais profissional, pois queremos viver de fazer cinema”, comenta Marcelo Zuza.
Sinopse de ‘Crônicas de Oliver’
Tudo vai se construindo a partir de Pedro, um menino de sete anos, muito esperto e ativo, mas que vive solitário. Ele perdeu os pais e foi morar com o tio. Pedro vai ao laboratório do Dr. Juvenal, um inventor misterioso, e pede para que ele lhe construa um amigo. Juvenal lhe presenteia com o robô Oliver. Pedro, logo cria um sentimento por Oliver, mas não percebe que o robô é muito inteligente, e o trata como um brinquedo. O tempo passa, e já com 18 anos, Pedro resolve desbravar novos rumos. Decisão essa que definirá o destino Oliver.
A série vai evoluindo com outros personagens como Dalmir, que encontra Oliver no lixo e passa a lhe ensinar diversas coisas; o jornalista Danilo que sofre de depressão profunda por não se realizar profissionalmente, e no encontro com Oliver sua vida sofre uma mudança; o cientista de robótica Ivan e outros.
Acompanhe “Crônicas de Oliver” pelo https://www.facebook.com/CronicasDeOliver?fref=ts