A realização do Pregão Eletrônico Nº 329 de 2021 marca o início da retomada do Programa Olhar Digital. Criado pelo governador do Acre, Gladson Cameli, em 2019, o Programa visa garantir consultas oftalmológicas e distribuição de óculos de grau, gratuitamente, para alunos da rede pública de ensino do Estado.
O pregão foi realizado, na terça-feira, 19, pela Secretaria Adjunta de Licitações (Selic), que compõe a estrutura da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), viabilizando a aquisição de 4.430 óculos de grau e possibilitando ao governo investir mais de R$ 700 mil no Programa.
Segundo informações da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, o Olhar Digital estava na fase de triagem e consultas quando a pandemia começou, isto é, as receitas perderam o prazo de validade e por isso o trabalho vai recomeçar do zero. “Nós estávamos no aguardo da realização dessa licitação pra retomar as ações do Programa. Graças ao trabalho célere da Selic poderemos recomeçar”, ressaltou a chefe do setor, Silvana Aires.
Além de garantir a plena realização do processo e promover o sucesso do Programa, a Selic conseguiu gerar uma economia de, aproximadamente, R$ 350 mil aos cofres públicos. “Em uma das fases do processo, o órgão nos envia uma estimativa de preços, e no momento do Pregão, nós fazemos a negociação dos lances junto às empresas participantes. Prezamos por conseguir aliar qualidade e preço justo”, explicou o pregoeiro responsável pelo processo, Fabiano Oliveira.
O secretário Epitácio de Alencar e Silva Neto explica que programas como esse são prioridade na gestão do governador Gladson. “O governador sempre nos pede celeridade e dedicação na realização de todos os processos licitatórios, uma vez que o fim deles é prestar serviços e atendimentos à população acreana. Fizemos a nossa programação de trabalho na área da educação, voltada à volta as aulas, e sabíamos o quanto a aquisição desses óculos é importante para os estudantes do nosso estado. Trabalhamos imbuídos da vontade de servir ao povo com responsabilidade e respeito”, disse.