Governo revitaliza espaço da Usina de Arte João Donato

Garantindo o fortalecimento da cultura do estado, o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), realiza intervenções de revitalização na Usina de Arte João Donato.

O governo do Acre está revitalizando diversos espaços culturais. Foto: Hannah Lydia

Inaugurada em 2006, a Usina ainda não havia recebido processos de recuperação nos últimos 15 anos. Os ambientes a passarem por intervenções são: o deque, o teatro, o restaurante, a galeria, a biblioteca Juvenal Antunes, o estúdio de música, os camarins e todo o espaço externo, incluindo o espelho d’água, além da cascata localizada na entrada da Usina.

A Usina de Arte ainda não havia passado por um processo de revitalização nos últimos 15 anos. Foto: Hannah Lydia

O espaço está voltando a ofertar cursos e oficinas a partir de outubro. As inscrições para a oficina de trabalhos artísticos e sustentáveis já estão abertas. Já estão ocorrendo os cursos técnico de processos fotográficos, de iniciação teatral, e de qualificação profissional em assistente de produção cultural.

O deque da Usina também passa por um processo de revitalização. Foto: Hannah Lydia

A Usina de Arte, inicialmente, foi uma usina de beneficiamento de castanha na década de 1980. Depois de quase duas décadas de inatividade, tornou-se um espaço de cultura, onde ocorrem shows, espetáculos teatrais, lives, exposições, cursos e oficinas de formação artística.

Atualmente o quadro de funcionários conta com 20 pessoas e a gestão é feita a partir de três instituições: a FEM, a Secretaria Estadual de Educação e o Instituto de Educação Profissional do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter