O Governo do Acre está implantando duas importantes estruturas na terceira etapa das obras de urbanização da Avenida Ceará, uma das mais influentes vias estruturantes de Rio Branco: uma área verde localizada em frente ao Cine João Paulo e uma praça de convivência num área do Igarapé da Maternidade, onde funcionava um posto de lavagem de carro. As obras seguem dentro do cronograma.
As duas áreas somam 2.111 metros quadrados. Na primeira, de 1.148,90 m2, o processo de negociação para indenização está em fase final. Ali é possível encontrar exemplares antigos de mangueiras, palmeiras de açaí e ouricuri. Adaptada ao novo projeto, a área verde embeleza ainda mais a Nova Avenida Ceará, eleva a consciência ecológica e traz mais qualidade de vida aos moradores de toda a cidade. "Estamos criando novos espaços", disse o diretor-geral do Deracre, Marcos Alexandre.
A segunda área era dividida em dois lotes, com proprietários distintos. A terra é cortada por um braço do Igarapé da Maternidade, o qual servia de escoadouro para a água servida de um lava-carros que funcionou no local por vários anos. O canal será em parte drenado por bueiro. Ao redor, será construída uma praça com bancos e demais equipamentos de convivência.
Com custo estimado em R$ 4,5 milhões, esta frente de obras tem situações mais complexas que as anteriores. O trabalho é coordenado pelo Deracre, através da Gerência de Vias Urbanas. Em vários pontos, por exemplo, são construídos muros de arrimo nas duas margens -uma para aterramento do terreno e outra para a caixa da via – depois do afastamento dos muros antigos. "Isso encarece e tornam as obras mais demoradas", explicou Gicelia Viana, gerente de Vias Urbanas do Deracre.
Entre quatro e cinco reuniões foram ou estão sendo realizadas com os donos dos imóveis para definir indenizações. São 54 intervenções na Nova Avenida Ceará e 52 na Rua Pernambuco. O processo de regularização é completo em si e o proprietário não paga mais o IPTU da parte indenizada e transferida ao Estado.
Acessibilidade – Todo o projeto da Nova Avenida Ceará e Rua Pernambuco, assim como demais vias urbanizadas pelo Governo do Estado carrega a marca da acessibilidade, atendendo especialmente a pessoa pessoa deficiente. No caso da Ceará e Pernambuco, estão garantidas rampas de acesso em vários pontos, com sinalização específica.
Deracre alerta para cuidados ao trafegar no trecho em obras
O Deracre segue alertando os usuários, tanto motoristas quanto pedestres, para os cuidados ao se trafegar nas ruas em obras. Nas adjacências da Avenida Ceará há uma frente de obras na rua Pernambuco, ligando-a a Avenida Nações Unidas. Há homens e máquinas trabalhando durante o dia inteiro e há que se trafegar com velocidade menor e atenção à sinalização.
Quando concluídas, as , melhorando substancialmente a movimentação de pedestres e ciclistas. O potencial de segurança no trânsito será maior. Os transtornos são de curto prazo e estão sendo amenizados por um conjunto de ações coordenadas pelo Deracre e vários órgãos do Governo do Estado.
Ipê amarelo é preservado
Na casa de número 775 da Rua Pernambuco, que liga as avenidas Ceará e Nações, os técnicos do Deracre identificaram uma árvore de ipê amarelo e apresentaram alteração no projeto da via visando preservá-la. A árvore foi plantada pelo dono da casa e, assim como ocorreu com o mulateiro na segunda etapa da Nova Avenida Ceará, o ipê estará preservado mesmo com as obras à sua volta.
O ipê, diz a literatura, é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, "sem dúvida nenhuma, a mais bela". É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras.
O Deracre busca por todos os meios preservar qualquer árvore. Muitas estão sendo removidas por completo e transplantadas em outros locais.
Rua Pernambuco: mais ampla, moderna e humana
A Rua Pernambuco possuía até poucos dias traços marcantes dos velhos tempos de Rio Branco -uma via estreita, sem calçadas e complicada para o trânsito de crianças e pessoas deficientes. Na região da Escola Neutel Maia, por exemplo, havia cerca de trinta centímetros de calçada. "Os estudantes eram obrigados a disputar espaços com os carros", lembra Gicélia Viana, do Deracre.
Nessa via, importante para ligar a Ceará a outra via estruturante, a Nações Unidas, o Governo do Estado está investindo R$ 3.281.231,33. Trata-se de uma obra para o futuro. Para consolidação do projeto, o Deracre já efetivou duas indenizações totais. Esse caso é quando as intervenções custam o mesmo que o valor de mercado do imóvel.
A Pernambuco é cortada pelo Parque da Maternidade. O Deracre está realizando reforço estrutural na ponte para mudança do contorno.
Morador há quartoze anos da Rua Pernambuco, Edmilson Batista mantém a Mercearia Rio Branco no mesmo terreno de sua residência. Para ele, que teve o prédio de seu comércio de madeira substituído por outro de alvenaria, as obras são fundamentais para melhorar o trânsito e para embelezar a cidade. "Estou muito satisfeito", disse ele, prevendo que a nova Pernambuco irá trazer também lhe trazer melhores negócios.