RBTrans sinaliza pontos turísticos da capital

Ação faz parte de pacote de medidas voltadas para consolidar o Acre como destino de turistas

catedral_pagina_20.jpg

Sinalização obedece padrão estabelecido pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística (Foto: cedidas)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) iniciou nesta semana o trabalho de implantação do Programa de Sinalização Turística da cidade de Rio Branco. O objetivo do projeto é contribuir para a orientação dos visitantes e melhorar a infraestrutura turística da cidade.

Mais 70 placas de sinalização estão sendo fixadas em pontos estratégicos da capital, distribuídas entre postes aéreos e pontos fixos com indicativos dos atrativos turísticos existentes na capital. Os gestores do órgão garantem que a sinalização é um dos instrumentos para bem recepcionar e acolher visitantes, além de fazer parte da estrutura básica de qualquer localidade.

"A padronização das placas permite aos usuários da via uma perfeita visualização e interpretação objetiva das mensagens expostas", explica o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres. Segundo ele, entre os detalhes que caracterizam o projeto estão o tamanho, as formas, as cores, o posicionamento, os fundos e os símbolos.

O diretor de Trânsito da autarquia, Nélio Anastácio, lembra que a parte mais interessante será implantada no centro da cidade. Nessa área serão fixadas 17 placas de orientação e a disponibilização de mapas para os visitantes. Os mapas vão indicar os principais atrativos turísticos de Rio Branco e servir como guia fixo.

"A distribuição foi feita pensando em nortear as pessoas que aqui chegam e facilitar o deslocamento delas aos principais pontos turísticos da cidade por meio da nossa malha viária. Já no centro, pensamos em um mapa para orientar o turista a conhecer nosso sítio histórico a partir de uma simples caminhada, sem a necessidade do uso de automóveis", explica Nélio Anastácio.

Projeto obedece ao padrão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística

O Projeto de Sinalização Turística de Rio Branco foi elaborado der acordo com o padrão estabelecido pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística. A ação recebe o apoio do Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal, Fundação de Cultura Elias Mansour e Fundação Garibaldi Brasil, além da contrapartida financeira da prefeitura da capital.

"A empresa contratada para realizar a instalação das placas tem até o dia 30 de maio para concluir os serviços. Esperamos, a partir desta data, contar com a colaboração da população para garantir a conservação da sinalização", lembra o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres.

Segundo ele, os atos de vandalismo são comuns em placas de sinalização na cidade, mas a população pode auxiliar no caso de identificar ações dessa natureza. Todos podem ajudar na defesa e proteção do bem público. As denuncias nesse sentido poder ser feitas à Policia Militar (PM), por meio do telefone 190.

Principais pontos a serem sinalizados

Calçadão da Gameleira
Praça da Revolução
Palácio Rio Branco
Praça Povos da Floresta
Praça Thomas Edson
Memorial dos Autonomistas
Mercado Velho
Mercado dos Colonos
Praça Joaquim Macedo
Praça do Estádio
Museu da Borracha
Praça Antônio Maia Queiroz
Parque da Maternidade
Reservatório do Bairro Seis de Agosto
Estádio Arena da Floresta
Usina de Arte João Donato
Biblioteca da Floresta
Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Tentamen
Fórum Barão do Rio Branco
Memorial dos Combatentes da Revolução Acreana
Horto Florestal
Parque de Exposição Marechal Castelo Branco
Teatro Plácido de Castro
Parque Capitão Ciríaco
Parque Plácido de Castro
Praça Elias Mansour Filho

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter