A praça ao lado da Biblioteca Pública reuniu nesta terça-feira, 10, diversos serviços ligados à promoção da saúde pelo Dia Mundial da Saúde. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e contou com a animação das locutoras da Rádio Humanizar, que além de canções também usaram os microfones para alertar sobre a importância da prevenção de doenças.
O público-alvo do evento eram as pessoas que passavam pelo centro na cidade durante o dia. As atividades foram realizadas em menção ao Dia Mundial de Saúde, que aconteceu no dia 7 de abril. Os usuários puderam ter acesso a serviços de orientação sobre saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, saúde do idoso, teste de glicemia, aferição de pressão e outros.
A oferta de serviços foi coordenada pela representante da Humanização na Sesacre, Taísa Pussi, que destacou a importância da prevenção de doenças para evitar agravos à qualidade de vida das pessoas. “Além de fazer o alerta para a prevenção de doenças, temos de garantir o acesso das pessoas aos serviços de saúde. Estamos em um momento diferente, no qual as pessoas podem vir até a tenda da saúde, fazer uso dos serviços de forma rápida e ainda usufruir a descontração da Rádio Humanizar”, destacou.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, a prevenção e a promoção da saúde são as principais metas do governo para as ações ligadas à pasta. Ela acrescentou que esse é um momento propício para as pessoas refletirem a respeito da qualidade de vida e que grandes passos foram dados no caminho da qualidade no atendimento e acesso à saúde. “A prioridade é continuar avançando para termos um serviço humanizado de saúde”, enfatizou.
Durante as atividades do Dia Mundial da Saúde, a programação da emissora também reforçou a reflexão a respeito dos cuidados com a saúde, com canções e narração de textos que tratavam o tema de forma lúdica. Além disso, uma mobilização animada foi realizada nos espaços públicos próximos à tenda da Saúde. A Rádio Humanizar é um projeto da Diretoria de Humanização da Fundação Elias Mansour (FEM).