Radares móveis são substituídos em pontos estratégicos da capital

Locais foram escolhidos de acordo com maiores incidências de acidentes de trânsito

Com a concepção de que fiscalizar é prevenir, o governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual do de Trânsito (Detran), substitui radares móveis por fixos em regiões que apresentam maiores índices de acidentes.

O trabalho de pesquisa estatística é realizado em conjunto com a Polícia Militar e serve como referência para que se estabeleçam os locais de implantação. Outro fator relevante é que os índices apontam o período noturno como de maior incidência de acidentes de trânsito, justamente quando os radares fixos não funcionam.

“Essa ação vai proteger, acima de qualquer outra coisa, a vida de condutores e pedestres, já que a utilização dos radares evita a ação de infratores no trânsito. Ao passar pelos locais onde estão instalados, pensarão antes de cometer algum tipo de imprudência. Queremos que o cidadão compartilhe com o governo do Estado a segurança nas vias, seja pedestre, ciclista ou condutor de veículos automotores”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Até o momento, dez faixas de pardais estáticos foram substituídas, incluindo as da Estrada da Sobral, em frente à entrada do ramal Boa União, e na avenida Antônio da Rocha Viana, no sentido do bairro Tancredo Neves. No início da próxima semana, deve ser substituído o da rua Valdomiro Lopes, próximo ao conjunto Manoel Julião.

Os radares são conhecidos como Doppler e funcionam a partir de um princípio físico capaz de medir a real velocidade de um veículo ao passar pelo equipamento. Para que sejam implantados nas vias públicas, passam por rigorosos testes para a certificação do seu uso, através de instituições como o Inmetro, e devem atender a requisitos exigidos pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).