Quixadá é cenário para aulas de Ecoturismo

Adalcimar, proprietário e administrador do local, afirma aos educandos “floresta rende mais em pé do que derrubada”(Foto: Assessoria Setul)
Adalcimar, proprietário e administrador do local, afirma aos educandos: “Floresta rende mais em pé do que derrubada” (Foto: Assessoria Setul)

A equipe da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) acompanhou a visita de educandos da Escola Florestal, do curso técnico de Floresta, durante aula sobre a competência de Ecoturismo, ao Sítio Histórico Quixadá, nesta quarta, 23.

A atividade tinha o objetivo de identificar como o espaço é gerido dentro dos padrões de sustentabilidade, e por meio da vivência despertar ideias para uma possível melhoria do ambiente e, consequentemente, para a comunidade e para quem vai ao ponto turístico.

Sítio histórico Quixadá, é um dos pontos turísticos com equipamentos para atividades de Ecoturismo no Acre, como as trilhas pela mata (Foto: Assessoria Setul)
Sítio histórico Quixadá é um dos pontos turísticos com equipamentos para atividades de Ecoturismo no Acre, como as trilhas pela mata (Foto: Assessoria Setul)

Divino de Souza, educando, relata a metodologia do curso. “Nós temos a perspectiva de um dia trabalhar junto à comunidade. Então é feito um levantamento do histórico com os residentes locais e depois vemos a parte turística que pode ser desenvolvida respeitando os limites do meio ambiente. No outro dia já vamos para o Instituto Federal do Acre (Ifac), fazer a apresentação da nossa proposta para o local.”

O tratamento do lixo é exercido pela própria comunidade, que separa materiais recicláveis como latinhas de alumínio e garrafas pet. A sobra de alimento do restaurante é reaproveitada como sustento para animais criados na região. O óleo usado é armazenado para fabricação de sabão, outro meio sustentável para detritos que normalmente são nocivos à natureza quando não há cuidado apropriado para seu fim.

Uma questão levantada foi quanto o papel da comunidade e da Setul na gestão do sítio. Luciana Rufino, gestora de qualificação turística da Setul, explicou: “O governo oferece os subsídios, como sensibilização turística para a comunidade visando a profissionalização da gestão, incentivo de captação de público por meio de divulgação dos materiais desenvolvidos pela promoção e marketing, e a comunidade que é proprietária do local administra”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter